Notícias

Gestores estaduais participam de oficina de alinhamento do CapacitaSuas.

Por Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – Notícias   15 de fevereiro de 2017

Gestores estaduais, professores de instituições de ensino superior e coordenadores pedagógicos reuniram-se nesta terça-feira (14 de fevereiro), em Brasília, para a 13ª Oficina de Alinhamento do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas). O objetivo é atualizar e alinhar o conteúdo dos oito cursos disponíveis no programa e que serão ofertados pelas instituições.

Ao todo, dez estados participam da oficina, que segue até quarta-feira (15). O encontro reúne representantes de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espirito Santos, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. Esses estados irão começar as capacitações em março. A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) é capacitar 120 mil trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Parte dessa meta já foi executada e temos pouco mais da metade ainda a cumprir”, afirmou o diretor do departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Luís Otávio Pires Farias. O diretor ressaltou ainda que há uma grande demanda de capacitação por parte dos trabalhadores e que o ministério está trabalhando para atendê-la.

A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) é a responsável pelo desenvolvimento das metodologias para o programa, trabalhando em conjunto com a Secretaria Nacional de Assistência Social. Conforme o secretário da Sagi, Vinícius de Oliveira Botelho, o novo foco é aumentar a relevância do CapacitaSuas para o trabalho desenvolvido pelos profissionais. “O objetivo final é dar o apoio técnico necessário para que o governo federal consiga ofertar políticas públicas de qualidade para o cidadão”, destacou.

Prática – Em Alagoas, o programa está em fase de implantação. Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, o estado espera capacitar 2.778 trabalhadores do Suas em 102 municípios.

“Essa será a nossa primeira fase e nossa expectativa é a melhor possível. Os trabalhadores estão entusiasmados com a oportunidade. Agora estamos tendo a compreensão da importância de ter esses profissionais capacitados para melhorar o serviço ofertado”, disse a representante da Secretaria de Estado da Assistência Social de Alagoas, Ana Paula de Albuquerque de Oliveira Rocha.

Em outros estados, o CapacitaSuas está mais avançado, como é o caso do Amazonas, que está na segunda fase do programa. Na primeira fase, 792 trabalhadores foram capacitados. A expectativa para a segunda fase é atender outros 600.

“É uma experiência exitosa porque estamos contribuindo para o avanço do Suas no nosso estado por meio das capacitações. Essa ação possibilitou ainda a implantação do nosso Núcleo Estadual de Educação Permanente”, relatou a técnica de referência da gerência do CapacitaSuas do Amazonas, Neuma Medeiros de Alcântara. Segundo ela, o estado irá analisar o impacto do CapacitaSuas para descobrir se o conhecimento adquirido favoreceu o técnico no atendimento à população.

CapacitaSuas – Coordenado pelo MDSA, o programa garante a oferta de formação permanente para os profissionais que atendem os usuários dos serviços e benefícios do Suas. O público-alvo é formado por trabalhadores que atuam na rede socioassistencial governamental e não-governamental. A estratégia também prevê a capacitação dos gestores e demais profissionais que atuam em órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (Secretarias de Assistência Social) e agentes de controle social.

 

Cursos ofertados pelo CapacitaSuas

- Exercício do Controle Social do Suas

- Planos de Assistência Social

- Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas

- Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas

- Gestão Financeira e Orçamentária do Suas

- Atualização sobre especificidade e interfaces da Proteção Social Básica no Suas

- Atualização sobre a organização e oferta dos serviços da Proteção Social Especial

- Indicadores para diagnóstico e acompanhamento do Suas

 

 

*Fonte:Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – Notícias

http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2017/fevereiro/gestores-estaduais-participam-de-oficina-de-alinhamento-do-capacitasuas

 

:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::

 

 

Comentários dos Leitores