Notícias

Programa melhora saúde e recupera qualidade de vida dos portadores do HIV/Aids

Por    29 de novembro de 2001

A Volkswagen do Brasil está conseguindo expressivos resultados com o Programa Aids Care, que dá assistência domiciliar e ambulatorial aos empregados e dependentes portadores do vírus HIV/Aids. Criado há 5 anos e meio, o Aids Care melhora a qualidade de vida e o estado geral de saúde dos pacientes inscritos no programa. Mais de 90% trabalham ativamente na companhia, as internações hospitalares foram reduzidas em 90% e os custos com hospitais caíram em 40%.

Dos atuais 79 portadores cadastrados 61% têm entre 30 e 40 anos de idade e 24% são mulheres. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por médico infectologista, enfermeira, assistente social, nutricionista, psicóloga e outros profissionais, de acordo com cada necessidade. Recebem o chamado coquetel de medicamentos e fazem exames laboratoriais específicos, como CD4/CD8 e de carga viral.

O atendimento ambulatorial está centralizado na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com profissionais especializados na prevenção, controle e reabilitação dos portadores do HIV/Aids. A Volkswagen tem intensificado ações educativas e preventivas no local de trabalho, com palestras, vídeos, cartilhas, quadros de avisos e instalação de máquinas para a venda de preservativos na Anchieta.

A qualidade do trabalho do Aids Care é reconhecida internacionalmente. Em 1999, o programa da Volkswagen recebeu o prêmio Excelência de Negócios para Aids, concedido pelo Conselho Global de Negócios para HIV/Aids – da Organização das Nações Unidas (ONU) – às empresas, entidades e instituições que desenvolvem trabalhos de combate e prevenção ao HIV/Aids.

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro) a Volkswagen distribuirá aos empregados, das cinco fábricas instaladas no Brasil, 25 mil kits com material explicativo/didático, fita vermelha (símbolo da campanha) e camisinhas.

Comentários dos Leitores