Notícias

Ministro apresenta balanço do Criança Feliz na Câmara dos Deputados

Por Ministério do Desenvolvimento Social   22 de outubro de 2017

Na última quinta-feira (19), o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, apresentou na Câmara dos Deputados os resultados da execução do Programa Criança Feliz. Terra participou de debate organizado pela Casa sobre políticas públicas voltadas para a primeira infância. Na ocasião, estavam presentes especialistas da área e parlamentares.

Até o momento, 2.615 municípios aderiram ao programa em todo o país. O Criança Feliz já atende a mais de 65 mil pessoas - entre crianças e gestantes - em 852 cidades. O ministro lembrou que esteve à frente da aprovação do Marco Legal da Primeira Infância, ressaltando a importância de ações com foco no desenvolvimento das crianças, principalmente nos primeiros mil dias de vida.

“O programa é capaz de mudar o rumo das famílias pobres do país como estratégia para quebrar o ciclo da pobreza. Uma criança melhor estruturada se desenvolve mais, tem facilidade no aprendizado e, consequentemente, cresce com capacidade de conseguir um emprego melhor e ajudar a família a sair da pobreza”, destacou. Ele esclareceu ainda que o Criança Feliz não pretende substituir o pai e a mãe, mas auxiliá-los no desenvolvimento das competências dos filhos.  “O apoio dos parlamentares é fundamental para a continuidade das ações”, enfatizou.   

 Para a deputada federal Mariana Carvalho, de Rondônia, é necessário priorizar ações direcionadas às crianças. “A principal mudança deve ocorrer na primeira infância. Vamos continuar tentando melhorar a saúde, a segurança, ter um país com menos violência e mais igualdade. Porém, não iremos conseguir se não estivermos juntos, olhando para as crianças”, considerou ela.

 A comitiva chinesa que acompanha a execução do programa Criança Feliz e promove uma troca de experiências com o governo brasileiro também participou do encontro. A consultora internacional do Criança Feliz e diretora do Centro Desenvolvimento da Criança na Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa da China, Mary Young, destacou a relevância da experiência no país. “É muito significante para comitiva ver como ocorre o processo do programa. Os parlamentares hoje falaram com muita convicção sobre a importância de políticas de primeira infância. Isso vai ser muito importante para influenciarmos os políticos chineses”, destacou.

Saiba Mais
O Criança Feliz é o programa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) voltado para a primeira infância e integra ações nas áreas da saúde, assistência social, cultura, educação e de garantia de direitos. Tem como ponto central a visitação domiciliar. Nos encontros, técnicos capacitados orientam os pais sobre a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida. A intenção é fazer com que as crianças cheguem à escola com melhores condições de aprendizado, estudem mais e tenham mais oportunidades para vencer a pobreza. Serão acompanhadas pelo programa as crianças beneficiárias do Bolsa Família até os três anos de idade e aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, até os seis anos. 

 

*Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social (André Luiz Gomes / Rafael Zart)

http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2017/outubro/ministro-apresenta-balanco-do-crianca-feliz-na-camara-dos-deputados

 

:: As matérias aqui apresentadas não significam, necessariamente, a posição da Rebrates ::

 

 

 

Comentários dos Leitores