Notícias

Gestão profissional das entidades será tema do 3º Seminário do Terceiro Setor

Por Renato Carbonari - Jornalista Rebrates   24 de novembro de 2017
Foto de Thinkstock

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realiza o 3º Seminário do Terceiro Setor no dia 1 de dezembro. A proposta é debater temas atuais como gestão das organizações sem fins lucrativos, questões trabalhistas e incentivos fiscais, entre outros temas.

O evento é gratuito, mas tem vagas limitadas. Entre os palestrantes está a Lúcia Bludeni, presidente da Comissão do Direito do Terceiro Setor da OAB-SP. Ela irá abordar os impactos da reforma trabalhista nas organizações sem fins lucrativos.

Segundo Lúcia, a participação de gestores de entidades do terceiro setor é fundamental nesse evento. De acordo com ela, há necessidade de as instituições otimizarem os recursos disponíveis, fazendo mais com menos.

Nesse sentido, quanto mais eficientes os processos, menos dependentes de recursos públicos, cada vez mais escassos, essas entidades serão. “Os gestores precisam estar atentos às inovações, às ferramentas de compliance, precisam organizar seus processos internos para que se mantenham. É possível, há muitas entidades que não dependem de recursos púbicos”, diz Lúcia.

A representante da OAB ainda destaca o debate sobre o ambiente regulatório no país, que é extremamente complexo e por isso exige cada vez mais profissionais capacitados dentro das entidades.

Também fará apresentação no seminário a advogada Marilia de Castro, falando sobre o impacto das leis no terceiro setor. Serão discutidos ainda temas como governança corporativa, registro e proteção de marcas, entre assuntos relevantes.

 

SERVIÇO

3º Seminário do Terceiro Setor

Data: 1 de dezembro

Horário: 14 h às 18 h

Programação:

> Compliance, governança corporativa e controles internos - Dra. Vanessa Ruffa 

> A importância da proteção das marcas - Dr. José Oliveira de Resende

> Fundos patrimoniais das instituições do terceiro setor - Dr. Danilo Tiisel 

> A lei do voluntariado (9.608/98), sua relevância e cautela perante as relações trabalhistas - Dr. Luiz Eduardo Patrone Regules 

> Leis tributárias: incentivos ou obstáculos às associações? - Dra. Marília de Castro 

> O panorama geral sobre a reforma trabalhista e seus impactos no terceiro setor -Dra. Lucia Bludeni 

 

 

Comentários dos Leitores