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Bristol-Myers Squibb investe no relacionamento transparente com a imprensa

Por Informativo Ethos    10 de dezembro de 2001
A Bristol-Myers Squibb está ajudando a mudar a imagem de `caixa preta` que o setor farmacêutico tem junto à imprensa brasileira. Para consolidar esta mudança, no dia 13 de novembro ocorreu o lançamento do livro `Fontes Abertas - Indicadores Bristol-Myers de Relacionamento com a Imprensa`. Nesta publicação, a Bristol-Myers Squibb, em parceria com a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), descreve o trabalho realizado dentro da empresa para estabelecer um relacionamento com os jornalistas que beneficie ambas as partes e resulte na publicação de informações transparentes e esclarecedoras para a sociedade.

`Quando eu comecei a trabalhar na Bristol-Myers Squibb, há cerca de três anos, eu percebi que a empresa era profundamente ética, comprometida com a sociedade e ambientalmente responsável. Eu me perguntava porque essa empresa tinha medo do contato com a imprensa`, conta Antônio Carlos Sales, diretor de Assuntos Corporativos da Bristol-Myers Squibb. Sales percebeu que o problema tinha raízes no histórico do relacionamento da indústria farmacêutica com a imprensa.

`Esse histórico não é dos melhores`, afirma o diretor. O controle do governo sobre os preços dos medicamentos levou muitas indústrias a fecharem suas portas para a imprensa e a não buscarem maneiras de mostrar seus diferenciais. `A imagem do setor farmacêutico junto à imprensa é negativa, mas eu não quero que a minha seja. Por outro lado, melhorando a minha imagem, eu também melhoro a imagem do setor`, acredita Sales. Com base neste raciocínio, ele buscou maneiras de melhorar o relacionamento da Bristol-Myers Squibb com os jornalistas.

O maior problema encontrado foi o desconhecimento. Os empresários, executivos e funcionários do setor farmacêutico não sabem o que a imprensa quer e como ela funciona. `Hoje nossos executivos sabem que devemos encarar o jornalista como se fosse um consumidor, com a maior transparência e abertura possível`, conta Sales. Essa barreira também está sendo vencida com o `Fontes Abertas`, que vai ajudar os funcionários da Bristol com informações sobre como funciona a imprensa e como receber os jornalistas.

Ao mesmo tempo, muitos jornalistas desconhecem como a indústria farmacêutica trabalha. O `Fontes Abertas` também vai ser importante para estes profissionais, que encontram no livro um glossário com os termos mais usados pelo setor. `Com a ajuda da USP, elaboramos um livro para servir como `bíblia` para nossos funcionários no relacionamento com a imprensa, mas também buscamos publicar um material útil para os jornalistas como fonte de informação e para o mercado como referência`, afirma Sales.

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