Notícias

Festa põe em prática um feliz Natal

Por Correio do Povo    11 de dezembro de 2001
Iniciativa de voluntários, que coletaram doações e organizaram o evento, reuniu 94 crianças da Febem

Um grupo de voluntários de Porto Alegre proporcionou um feliz Natal a 94 crianças de abrigos da Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor, ontem, no pátio da entidade Pão dos Pobres. Elas participaram de um churrasco, brincadeiras e ainda receberam a visita de padrinhos e madrinhas. A grande atração da festa foi a chegada do Papai Noel, que entregou a cada uma delas um brinquedo novo. Alisson, de 7 anos, e Gabriel, de 8, queriam ganhar um carrinho. Lidiane, de 13, e Gabriela, de 6, desejavam somente um abraço da madrinha.

Segundo a organizadora do evento, que ocorre há sete anos no Natal e na Páscoa, Rosane Martins, a cada vez mais crianças são beneficiadas. 'Iniciamos com 25 e hoje estamos levando sorrisos a 94 rostinhos', afirma. No churrasco, foram servidos 40 quilos de alcatra, 25 quilos de salsichão, 450 pães, 320 litros de refrigerantes e 45 litros de sorvetes. 'Tudo na festa foi doado por pessoas empenhadas em contribuir com um Natal melhor', acrescenta Marco Aurélio Martins, também da organização. A empresa Isabela colaborou doando pacotes de biscoitos para a festa.

'Comecei me envolvendo com a arrecadação de brinquedos e pedi que amigos ajudassem a divulgar a idéia', revela Marlus Lisboa. 'Vi como a idéia era boa, pois contribui para a qualidade de vida das crianças que vivem em abrigos.' Lisboa diz ainda que a importância do ato é proporcionar alegria para as crianças, pois 'o pouco que fazemos é fundamental para a inclusão social delas'. A iniciativa conta com o apoio dos salões de cabeleireiros Marlus Lisboa, Danilo Cabeleireiro e Rui Cabeleireiro, amigos, clientes e da Febem.

Algumas das crianças abrigadas pela instituição não têm família. Outras foram retiradas do lar por sofrerem algum tipo de violência familiar. Alguns voluntários se candidatam a padrinhos e madrinhas com o objetivo de dar carinho e ajudar nas necessidades de seus afilhados. A pedagoga Estela Pizarro já é madrinha há dois anos. 'O meu presente de Natal já ganhei hoje, ao poder receber e dar carinho para as crianças', relata. Para a cabeleireira Estelita Borba, 'é uma emoção muito grande poder fazê-los felizes'. Já a telefonista Elisete Nascimento diz que foi 'muito especial' poder abraçar as crianças.

Comentários dos Leitores