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Internet amplia a visibilidade

Por Jornal Valor - http://www.valoronline.com.br/   2 de janeiro de 2002
São Paulo - Parcerias digitais com empresas de web design têm sido o caminho encontrado por várias instituições para aumentar a arrecadação e atrair voluntários. Uma das primeiras ações resultantes desse tipo de cooperação é a criação ou reformulação dos sites das instituições, que passam a contar com instrumentos mais modernos de captação.

O retorno que seu novo site poderá propiciar é a grande esperança da Fundação Santa Bárbara. Sediada em Nova Iguaçu (RJ) e voltada ao atendimento de 40 crianças vítimas de aids e maus tratos, a ONG está prestes a ser desativada por falta de patrocínio. "Os salários estão atrasados e tem sido difícil manter as atividades. É uma estrutura cara, que requer atenção especial às crianças com HIV", revela Suzana Caspary, presidente da entidade.

A Brainter, empresa de marketing e negócios na internet, criou o site www.santabarbara.org.br para a entidade. O endereço digital servirá como plataforma para que patrocinadores potenciais conheçam o projeto e divulguem seus produtos e serviços. "A internet tem grande abrangência, baixo custo de manutenção e possibilita visibilidade. É um grande instrumento para o terceiro setor", diz Marcelo Lobianco, diretor executivo da Brainter.

Estratégia semelhante foi proposta pela agência Tomate Comunicação, que remodelou o site www.fundacaodorina.org.br da Fundação Dorina Nowill, antiga Fundação para o Livro do Cego no Brasil. Além de atender aos deficientes visuais, a instituição publica livros em braile e falados, e oferece programas de recolocação profissional.

"Na primeira etapa, o objetivo da cooperação com a agência Tomate era aumentar a arrecadação. Desde que o site foi reestruturado, a captação aumentou oito vezes, embora ainda não seja expressiva", afirma Minoro Nagahashi, gerente de informática da fundação.

A etapa seguinte será destinada a tornar o site mais acessível aos deficientes, com softwares que utilizam o som e programas de texto com letras e contrastes maiores, para os que preservam parte da visão. Facilitará também a divulgação de informações a venda de materiais.

Possibilitar a inclusão digital de moradores de favelas e o seu acesso a serviços pela internet é o objetivo da parceria firmada há três meses entre a ONG Viva Rio e a empresa Eu Mudei, que opera na internet como canal de atualização cadastral para empresas, registrando mudanças de dados de clientes. A parceria é dirigida ao portal Viva Favela ( www.vivafavela.com.br ), um dos braços do projeto de mesmo nome, criado pela Viva Rio, cuja atuação social envolve 350 favelas.

Desde o início de novembro, a AOL desenvolve ações estratégicas para ajudar o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) a divulgar a campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda". Durante cinco meses, o provedor destinará 20% das mensalidades de novos assinantes ao IBCC. O CD de instalação da AOL traz o desenho do alvo azul, símbolo da campanha.

Ajudar crianças hospitalizadas foi o foco da campanha "Neste Natal conecte seu coração à Inter.net e faça uma criança feliz", resultado de uma parceria entre o provedor Inter.net e a ONG Associação Viva e Deixe Viver. Entre 10 e 21 de dezembro, a empresa destinou à organização - cujos voluntários promovem entretenimento para tornar mais leve a internação hospitalar -- 10% da primeira mensalidade paga por novos usuários. (F.Z.)

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