Notícias
Um ano socialmente correto
O presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), Marcelo Dantas Nepomuceno, confirma a avaliação feita por Mônica MacDowell. ‘‘Acho que foi criado um sentimento de maior participação social’’, acredita. O Gacc desenvolve todas as suas atividades através do trabalho voluntário e Marcelo diz que o número de pessoas que atuam na entidade cresceu ao longo de 2001, assim como o número de doações. Atualmente existem 120 voluntários cadastrados no Gacc. Talvez um dos tipos de instituições que mais necessite da ajuda e sensibilidade de voluntários sejam os asilos, onde muitas vezes o idosos se sentem felizes com a presença de alguém que simplesmente converse com eles. ‘‘Estamos dispostos a receber colaboração voluntária de qualquer natureza. Desde pessoas que ajudem a servir as refeições até quem queira conversar e caminhar com as idosas’’, disse Cremildo Barbosa, um dos administradores do Lar Espírita da Vovozinha. O lar atende a 45 idosas e também aceita ajudas através da doação de roupas, remédios e material de limpeza.
A Casa de Apoio à Criança com Câncer tem propósitos semelhantes ao Gacc e também utiliza-se do trabalho voluntário. Segundo uma das assistentes sociais da casa, Telma Maria Gomes, o número vem crescendo e atualmente são cerca de 50 as pessoas que doam seu tempo às crianças do local. Além do trabalho voluntário, a casa também depende, quase que totalmente, das doações voluntárias: são cerca de 6 mil doadores, que contribuem mensalmente em dinheiro para o funcionamento do local.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(Apae) é outra conhecida instituição que recebe o trabalho voluntário. Nesse caso, os números impressionam, já que em todo o Brasil existem 21 mil voluntários trabalhando nas cerca de 2 mil unidades da Apae. ‘‘O trabalho voluntário na Apae não é cotidiano, mas quando precisamos, eles estão lá’’, finalizou o presidente associação de Natal, Élcio Xavier.
Instituições
> Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc) - Lar Esperança
Atividade: Atende às famílias das criança com câncer que vêm do interior do Estado para se tratar no Hospital Infantil Varela Santiago. O grupo mantém o Lar Esperança, que dá abrigo aos pais que nãover ajuda através da doação de cestas básicas, passagens de ônibus e medicamentos.
Necessidades: aceita doações de materiais de limpeza, alimentos e roupas. Endereço: avenida Deodoro da Fonseca, 518. Centro Telefone: 221-5684
> Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais
Atividade: fornece educação, cursos profissionalizantes, fisioterapia e atendimento médico-odontológico e também psicológico a crianças excepcionais. Necessidades: aceita doações em dinheiro, já que 80% dos recursos que utiliza vêm de doações mensais.
Endereço: rua dos Potiguares, 58. Dix-Sept Rosado. Telefone: 206-5671
> Casa de Apoio à Criança com Câncer
Atividade: abriga crianças vindas do interior para o tratamento de câncer em hospitais de Natal.
Necessidades: aceita doações em dinheiro, alimentos, material de limpeza e material de higiene pessoal. Endereço: rua Clementino Câmara, 234. Barro Vermelho. Telefones: 211-6878 / 211-7806
> Instituto Juvino Barreto
Atividade: abriga e fornece atendimento médico a 150 idosos.
Necessidades: contribuições em dinheiro, alimentos, roupas, material de limpeza e de higiene pessoal. O instituto também está recebendo material de construção, em função das reformas que está realizando. Endereço: avenida Alexandrino de Alencar, 908. Alecrim. Telefone: 223-3677
> Lar Espírita da Vovozinha
Trabalho: abriga e fornece atendimento médico a 45 idosas.
Atividade: contribuições em dinheiro, alimentos, materiais de limpeza e medicamentos.
Endereço: avenida Antônio Basílio, 1264. Dix-Sept Rosado. Telefone: 223-1907