Notícias

II Fórum inclui agenda ambiental

Por Correio do Povo    16 de janeiro de 2002
Fortalecer as questões ambientais nas discussões do II Fórum Social Mundial. Com esse propósito, ocorrerá de 28 a 30 de janeiro em Porto Alegre o 'Encontro Preparatório Rio + 10 - Desafios da Sustentabilidade Planetária'. Dirigido a representações de governos locais, regionais, internacionais e da sociedade civil, o evento abordará temas polêmicos da atualidade, como gestão das águas, bioética, ética, globalização e sustentabilidade. Os painéis ocorrerão no prédio 40 da PUC, numa promoção das secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente, da Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente/RS (Apedema) e do Fórum Brasileiro de Organizações Não-Governamentais e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

O encontro é uma preparação para a Rio + 10, que será realizada em Johannesburgo, na África do Sul, no final de agosto, na qual serão avaliados os progressos e retrocessos da área ambiental desde a Eco 92 no Rio de Janeiro. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Gerson Almeida, o evento preparatório procura estabelecer um olhar da cidade, do Estado e da sociedade civil sobre o tema. 'Ele tem uma singularidade por unir a agenda ambiental com a social', acrescenta. O secretário estadual Claudio Langone disse que a idéia é reforçar as questões de meio ambiente e sustentabilidade no Fórum Social Mundial e levá-las para a Rio + 10. Langone observou ainda que a Rio + 10 deveria tratar de questões pertinentes e atuais como o comércio internacional, a bioética e os transgênicos.

Entre as presenças confirmadas, estão os nomes de Ricardo Sanches, diretor para a América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma); Vandana Shiva, da Fundação de Pesquisa para Políticas Científicas, Tecnológicas e de Recursos Naturais da Índia; e David Satterhwaite, diretor do Programa de Habitação Humana do Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Inglaterra). Informações sobre o evento através do fone (51) 3333-8737.

Comentários dos Leitores