Notícias

Governador lança Rede de Solidariedade e Cidadania

Por Correio da Bahia    20 de fevereiro de 2002
Objetivo é reunir ONGs que desenvolvem projetos sociais e padronizar uma linha de atuação

Reunir todas as Organizações Não-Governamentais (ONG''s) que desenvolvem projetos sociais em Salvador em torno de um único objetivo: ajudar aqueles que mais precisam. Esta é a Rede de Solidariedade e Cidadania, lançada ontem pelo governador Cesar Borges em solenidade realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães. O projeto, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Ação Social (Setras), pretende articular ações governamentais e não-governamentais na busca de uma melhor qualidade dos serviços prestados à comunidade.

"A Rede de Solidariedade e Cidadania representa a ampliação dos projetos sociais desenvolvidos pelo governo. Com ela, nós vamos integrar nossos trabalhos com o setor privado, que agora podem contribuir de maneira mais eficaz para a construção de uma sociedade mais justa", declarou Cesar Borges. Segundo o governador, a rede vai permitir a todos aqueles que queiram trabalhar no combate à desigualdade social, à miséria e à fome, um acesso fácil a informações, encontrando parceiros adequados para o desenvolvimento de suas ações.

O secretário do Trabalho e Ação Social, Roberto Muniz, ressaltou o caráter inovador do projeto, inédito em todo o país. "Geralmente, nos programas oficiais, o governo estende a mão. Com este projeto é diferente: a sociedade se organiza junto com o governo, articulando-se numa rede para a construção de políticas públicas", disse. "Eu vejo isto como um marco, um diferencial. Nós não estamos entregando o peixe, estamos construindo uma rede para pescar este peixe com o intuito de atender principalmente o público mais carente da sociedade que é o idoso e a criança, portador de deficiências", acrescentou.

Portal - Com a Rede de Solidariedade e Cidadania, todas as entidades vão poder interagir. Ontem, o governo aproveitou a ocasião para anunciar a criação do Portal da Solidariedade e Cidadania. A intenção do portal é proporcionar às entidades sociais um espaço na internet para a colocação de seus links e adesão de novas instituições, além da formação de um mural de comunicação que fortalecerá a relação entre as ong''s de diversos municípios baianos.

"O Portal é um ponto de convergência das ações da rede. O grande benefício para as entidades é que elas vão ganhar força em suas ações na medida em que poderão agir com mais eficácia na promoção de políticas públicas na área que atuam. Todos querem a mesma coisa: dar assistência os mais carentes. Ao fazer isso conjuntamente, suas ações ganham uma força muito grande", informou o coordenador do projeto, Ricardo Pessoa.

Comentários dos Leitores