Notícias

Assistência à criança e ao adolescente

Por Diário do Nordeste    20 de fevereiro de 2002
Abrinq facilita planejamento municipal

Com os indicadores em mãos, a prefeitura deve formular as metas que pretende alcançar para a infância e a juventude, em conjunto com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e junto à comunidade, de modo a tornar todo o processo transparente. O objetivo é que as metas sejam desafiadoras e possibilitem ações que, de fato, transformem positivamente a realidade local das crianças e adolescentes.

Os dados das prefeituras devem ser aprovados pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, antes de serem devolvidos à Fundação Abrinq. Os municípios que preencherem o Mapa serão credenciados junto à Rede Prefeito Amigo da Criança, após a validação das informações.

As prefeituras credenciadas junto ao Programa receberão a cada ano novos mapas para que sejam feitos o acompanhamento e avaliação das ações destinadas à infância e juventude, o que é importante para que cada gestão possa conferir a eficácia de sua política e programas sociais. Haverá, ainda, um processo contínuo de troca de informações e recursos técnicos com seminários sobre políticas públicas e planejamento estratégico com foco na criança e no adolescente.

No final da gestão, os municípios que alcançarem os melhores resultados nas diversas áreas sociais para a infância e a juventude, de acordo com as metas estabelecidas no planejamento estratégico, receberão da Fundação Abrinq o "Prêmio Prefeito Amigo da Criança".

Comentários dos Leitores