Notícias
Dengue: saiba como procurar ajuda no Rio de Janeiro
Entre sexta-feira e domingo, foram registrados 2.576 casos da doença transmitida pelo mosquito "Aedes aegypti", sendo 12 da forma hemorrágica, considerada a mais grave. Nos três primeiros meses deste ano, a Secretaria de Saúde da capital fluminense registrou 45.848 pessoas infectadas pela dengue, incluindo 415 com o tipo hemorrágico.
Até sexta-feira, o Estado inteiro contabilizava 89.718 casos da doença, mais de 50% deles concentrados no município do Rio. Em 1991, quando ocorreu a segunda maior epidemia da doença, foram registrados 85.891 casos em todo o ano. Só na capital, as mortes nos primeiros meses deste ano já ultrapassam as 24 registradas durante o ano de 1991 no Estado do Rio.
A dengue é considerada um grave problema de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 80 milhões de pessoas sejam infectadas anualmente em cem países de todos os continentes, com exceção da Europa. Dessas pessoas, cerca de 550 mil necessitam de hospitalização e pelo menos 20 mil morrem da doença.
Atendimento de Emergência no Rio A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro recomenda que o paciente com suspeita de dengue procure sempre uma das Unidades de Saúde Ambulatoriais ou Mistas próximas do seu bairro.
Na maioria dos casos, elas podem resolver os problemas mais comuns de saúde. Os hospitais de emergência devem ser procurados nos casos mais graves ou que dependam de atendimento imediato.
Procure aqui a unidade ambulatorial mais próxima de sua casa (sistema de busca).
Unidades de emergência (24 horas) no Rio:
Fonte: Secretaria de Saúde da cidade do Rio de Janeiro