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Bill Gates criará 70 escolas para alunos carentes

Por Karem W. Arenson - NY Times   19 de março de 2002
EUA - A Fundação Bill e Melinda Gates está investindo mais de US$ 40 milhões para criar 70 colégios que tentarão manter os alunos desprovidos de recursos na escola, dando-lhes trabalho de nível técnico durante o curso e permitindo-lhes obter grau de associado de 2 anos juntamente com os diplomas escolares.

Três outras fundações - Ford, Carnegie e Kellogg - planejam participar numa maneira mais limitada, provavelmente contribuindo com cerca de US$ 1 milhão a US$ 2 milhões, cada uma.

O projeto, que será formalmente anunciado na manhã de terça-feira no Colégio Comunitário La Guardia no Queens, Nova York, é baseado na crença de que os últimos dois anos de colégio são negligenciados por muitos estudantes, que abandonam a escola por perderem o interesse.

"Os colégios são a parte menos eficiente do sistema educacional americano, e isto é particularmente verdadeiro para os alunos carentes", disse Thomas Vander Ark, diretor executivo de educação da Fundação Gates. A fundação foi criada por Bill Gates, presidente da Microsoft, e sua esposa, Melinda.

Vander Ark disse esperar um grande interesse devido ao problema do abandono escolar e porque muitos estados, incluindo Utah e Washington, estão procurando meios de combinar o colegial com a universidade.

Embora as escolas Gates devam ser pequenas - até 400 alunos em cada uma delas - o projeto pode atender até 28 mil estudantes, incluindo negros, hispânicos, índios americanos e estudantes pobres em Appalachia e Nova York. A maioria das escolas deverá ser inaugurada em setembro de 2003 ou 2004.

Um crescente número de estudantes já freqüenta cursos avançados de colocação no mercado elaborados pelo Conselho Estudantil. Mas geralmente estes são os alunos mais capacitados que freqüentam escolas de melhor qualidade.

Os novos colégios experimentais serão direcionados para alunos carentes e outros considerados como possíveis abandonos. A fundação trabalhará com sete grupos intermediários para desenvolver as escolas.

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