Notícias

Projeto Quintal beneficia 800 moradores de 4 comunidades de São Paulo

Por    21 de março de 2002
São Paulo - O "Projeto Quintal", desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria do Estado e Relações de Trabalho (Sert), foi criado para gerar ocupação e renda para a camada mais carente da população, pela implantação de hortas e oficinas de pães e artesanato.

O projeto, voltado para creches e associações, conta com investimentos que variam de R$ 12 a R$ 16 mil em gastos com a infra-estrutura que compreende: maquinário, material de consumo e instrutores. Em seis meses de implantação, o Projeto Quintal já orientou 4 entidades sociais que, juntas, podem beneficiar, aproximadamente, 800 pessoas. Os cursos de horta, panificação e artesanato contaram com 25 alunos cada, mas são capazes de atender até 150 pessoas.

Depois de concluído o curso, os alunos são incentivados e orientados a formar uma cooperativa que se encarrega da compra de material, da produção e da busca de canais de comercialização, venda e divisão dos lucros.

A Creche Imaculado Coração de Maria, localizada no Jardim Princesa, zona norte de São Paulo, implantou o Projeto Horta, em que uma parte do lucro é revertido para a própria creche e a outra aos que cuidam do plantio. A entidade "Movimento de Luta por Moradia", no Jardim Pedreira, zona sul de São Paulo, aprendeu as técnicas e colhe bons frutos com suas hortas convencionais e hidropônicas (plantação na água com extratos especiais). No Jardim Eldorado, zona sul, a mesma associação realizou o projeto de artesanato. Já a Associação de Assistência e defesa à Maior Idade, que fica no bairro Parada Inglesa, zona oeste, implantou a cozinha piloto, com cursos de panificação e confeitaria.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e prevê outros cursos para este ano, como de hidroponia, fruticultura, pequenos animais e produção de licores.

Comentários dos Leitores