Notícias
Prefeitura de São Paulo amplia o Bolsa Trabalho
Mais 25 mil jovens, selecionados entre os inscritos no megacadastramento de dezembro passado, em outros 37 distritos, já começaram a ser chamados e ingressam no programa, que garante capacitação e ainda estimula o jovem a ampliar sua escolaridade, com um bolsa mensal de R$ 137,00.
Com isso, a prefeitura estende a cobertura do Bolsa Trabalho para os 50 distritos mais carentes e violentos dos 96 da cidade.
Também o Capacitação Ocupacional vai atender os desempregados na cidade e vai dar capacitação para o mercado, para atividades comunitárias, empreendedorismo e cooperativas e capacitação para o Terceiro Setor. São 100 mil vagas. Serão atendidos os inscritos nos programas sociais, que já somam atualmente cerca de 300 mil famílias.
O módulo básico começa em maio e o específico em julho. Todos os cursos terão duração mínima de 480 horas. Os beneficiados, ao final, terão certificação e recomendação da prefeitura.
Módulo básico (comum a todos): noções de cidadania, vulnerabilidade social, causas do desemprego, estratégia municipal de combate à pobreza e à exclusão, noções de preservação do meio ambiente, cuidados com a saúde, direitos e deveres, qualidade de vida e direitos humanos
Módulo específico (as vagas serão ocupadas conforme disponibilidade, escolaridade e interesses e pessoais): informática, autogestão e cooperativismo, saúde ocular e bucal, agentes de esporte, cultura, cidadania, literatura e teatro, hortas comunitárias, agentes de reaproveitamento de alimentos, cuidadores de idosos, agente de trânsito, recreação, grafite, artesanato, agente de habitação e construção civil comunitária, jardinagem, agente comunitário de preservação ambiental e cidadania, dedetização e jardinagem, eletricista, pedreiro eclético, pintor, encanador, cozinha, padaria, árbitros de futebol.