Notícias

Prefeitura de São Paulo inaugura o Telecentro contra a exclusão digital

Por    26 de março de 2002
São Paulo - Para iniciar o combate à exclusão digital, a Coordenadoria do Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo começou a instalar os telecentros ou Pontos Eletrônicos de Presença (PEP). Em cada um deles vão funcionar 20 computadores conectados à Internet com alta velocidade de conexão. Também vão ser instalados duas impressoras e uma série de softwares livres.

O objetivo imediato dos telecentros é ser a porta de entrada da comunidade à rede mundial de computadores e aos serviços e informações prestados aos cidadãos pela Prefeitura, Estado e governo federal.

Além disso, visam incluir as pessoas das regiões de maior exclusão na luta por seus direitos e no exercício de seus saberes coletivos, na busca de suas necessidades, no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao cotidiano.

O horário de funcionamento dos telecentros é de no mínimo 12 horas por dia. Durante este período, as pessoas vão contar com a orientação de dois monitores para ajudá-las no uso da informática e da comunicação em rede, bem como para orientar o acesso aos serviços públicos. Neles, as pessoas poderão ainda ser orientadas a obter um e-mail e a utilizar sua caixa postal eletrônica.

Cada telecentro será dirigido por um comitê gestor integrado por representantes da Prefeitura e pelas entidades, ONGs e movimentos da região, como ocorre em Cidade Tiradentes, primeiro distrito de São Paulo a receber um.

Para saber quais regiões já dispõem de Telecentros, visite o site da Prefeitura de SP: www.prefeitura.sp.gov.br

Comentários dos Leitores