Notícias

Projeto Curumim: reintegrando o jovem carente na sociedade

Por Carolina Meyer   27 de março de 2002
Foto de Divulgação Garoto ajuda na cooperativa de trabalho
São Paulo - De um gesto de nobreza nasceu um importante projeto social no interior do Estado de São Paulo: o Projeto Curumim. Foi no bairro da Boa Vista, em Atibaia, que Dona Junia Machado, ao doar sua chácara de 4.500m2, permitiu a criação de um centro de reabilitação de crianças abandonadas.

Criado para atender jovens carentes de 7 a 16 anos, a entidade oferece diversas atividades educativas com a finalidade de reintegrá-los na comunidade onde vivem e na qual se achavam abandonados. Nas Oficinas Ambientais, eles recebem reforço e acompanhamento escolar que os auxilia no desempenho do ensino formal, além de participarem de atividades ligadas à arte e à música.

De todas as atividades oferecidas, talvez a Cooperativa de Trabalho seja a mais abrangente. Ali, participam, além dos jovens, os seus familiares, com o intuito de gerar renda para a família.

É nessa Cooperativa que os pais desses jovens carentes aprendem a trabalhar com papel reciclado, da confecção até sua utilização nos mais variados produtos. Espera-se, com isso, tornar a fábrica de papel reciclado auto-sustentável e geradora de emprego para esses pais que se dedicam na formação e bem-estar de seus filhos.

Ainda, como extensão do Projeto Curumim, os jovens com mais de 16 anos, de famílias de baixa renda, encontram, na Oficina Profissionalizante, a oportunidade de desenvolver seus talentos e potencialidades, inserindo-os no mercado de trabalho.

Para mais informações a respeito do Projeto Curumim, mande um e-mail para contato@curumim.org.br

Comentários dos Leitores