Notícias
Sites filantrópicos contribuem com voluntariado
A coordenadora do site Click Fome - um dos maiores portais do segmento no Brasil - Virgínia Adams, explica que esse tipo de doação dá certo porque é vantajosa para as empresas. "Cadastrando-se ao site, os empresários matam dois coelhos de uma só vez: divulgam seu nome fazendo caridade". Desde novembro de 1999 no ar, o Click Fome recebe atualmente cerca de 10 mil acessos diários. Em sua página estão cadastradas grandes empresas como a Rio-Sul e a Fininvest, que doam R$ 0,03 centavos por visita. Toda a renda arrecadada, aproximadamente, R$ 9 mil por mês, vai para o programa ação cidadania, que a distribui para cerca de 7,5 mil famílias em todo o Brasil.
O sucesso do programa surpreendeu Virginia. Ela conta que, quando surgiu a idéia (espelhada no site americano the hunger site), não imaginou que o projeto fosse dar tão certo. "Eu atribuo o sucesso do Click Fome à facilidade das pessoas enviarem o site por e-mail para um grande número de internautas, multiplicando as doações", diz.
Há mais tempo no ar - cinco anos - o voluntarios.com.br também atua no segmento. Nele, além de encontrar informações sobre o terceiro setor, o internauta pode contribuir com sua doação para cerca de 2,5 mil instituições em todo o Brasil. O site também serve como intermediador entre pessoas que querem oferecer sua ajuda e entidades que necessitam de trabalho voluntário. Basta se cadastrar e, de acordo com sua região, o site indica uma instituição próxima.