Notícias

Apae recebe prêmio "Bem Eficiente 2002"

Por    17 de abril de 2002
São Paulo - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade de São Paulo recebe, no dia 14/5, pela segunda vez, o Prêmio "Bem Eficiente", organizado pela Kanitz & Associados. Junto com as outras 49 entidades premiadas, a Apae-SP obtém, além do reconhecimento da excelência e seriedade de seu trabalho, uma maior divulgação de seu papel social fundamental e de sua relevância enquanto empresa do terceiro setor.

Presidida por Jô Clemente, a Apae-SP trabalha há 41 anos na área de deficiência mental com os objetivos de preveni-la, melhorar a qualidade de vida dos portadores e possibilitar a inclusão social destes. Isto se consegue com trabalho incessante nas áreas de saúde, educação e orientação para o trabalho.

Na área da saúde, o Instituto Apae firma convênios com universidades para aperfeiçoamento de diagnósticos, capacitação profissional, ampliação e difusão do conhecimento sobre deficiência mental. Dentro do setor voltado ao atendimento ao portador e sua família, a Apae-SP atende mensalmente cerca de 1500 indivíduos, realiza aproximadamente 3 mil consultas e 35 mil testes do pezinho.

Com toda essa gama de atividades, o objetivo maior da Apae-SP é tornar-se, em 5 anos, o Centro de Referência de Deficiência Mental no Brasil.

A área de educação trabalha objetivando a inclusão social, aumentando as futuras oportunidades de formação profissional e diminuindo, conseqüentemente, o preconceito em relação ao deficiente mental. Desde 1999 a Apae-SP vem firmando convênios com mais de 200 escolas para promover a inclusão de deficientes nesses ambientes, capacitando seu corpo docente e de funcionários, ministrando palestras, fornecendo material e todo o suporte de atendimento.

Outra grande preocupação da entidade é oferecer capacitação profissional e habilitar a mão-de-obra dos deficientes atendidos pelos programas de colocação. São oferecidos cursos de preparação para as áreas de administração, alimentos e pequenos negócios. E a Apae-SP também mantém um programa de colocação de estagiários em empresas. Nestas, eles fornecem mão-de-obra e recebem tratamento de aprendizes.

Comentários dos Leitores