Notícias
Usina Bigger Comunicação promove entidades sociais
“As pessoas têm vontade de colaborar, mas são acomodadas. Se a entidade social busca ajuda, elas colaboram através de recursos financeiros e/ou de trabalho voluntário. O que fazemos é usar nosso know how para tornar estas entidades mais conhecidas”, conta Tarcio Luis Lopes, sócio-diretor da Usina Bigger. Em março deste ano, a empresa criou um Departamento de Projetos Sociais para oficializar e operacionalizar melhor este trabalho.
A primeira campanha que a Usina Bigger realizou para uma entidade social foi em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Maria. “Algumas pessoas do Conselho tinham contato com os sócios da agência, que se ofereceram para idealizar uma campanha para captação de recursos através da destinação do Imposto de Renda”, explica Nelly Correa Mello, presidente do Conselho. A Usina Bigger não só idealizou a campanha como também cuidou de todo o seu projeto gráfico, realizando parcerias com gráficas para que o material fosse impresso sem nenhum custo para o Conselho. “O trabalho de empresas privadas como a Usina Bigger é fundamental para o nosso crescimento”, afirma Nelly.
A partir desta campanha, a agência de propaganda detectou que outros grupos sociais tinham a necessidade de desenvolver projetos de comunicação e de conceito de imagem e passou a auxiliá-los neste trabalho. Através de uma ação publicitária para a ONG Parceiros Voluntários, a empresa ajudou na captação de aproximadamente 400 voluntários para a entidade. “Diversas ONGs da região começaram a nos procurar e a Usina Bigger passou a ser um ponto de referência na área de comunicação para elas”, conta Tarcio Luis Lopes.
Com a criação do Departamento de Projetos Sociais, a agência passou a organizar melhor o trabalho, que antes era realizado de maneira informal. O departamento conta com um programa para estagiários de comunicação, que cria oportunidades de inserção no mercado de trabalho não só na área de publicidade, como também no terceiro setor. Ao mesmo tempo em que criou o departamento, a agência também instituiu um conselho para nortear os seus trabalhos. Formado por lideranças da comunidade, professores, juízes e os sócios da empresa, o conselho realiza reuniões periódicas para decidir quais entidades devem ser apoiadas.
A Usina Bigger também procura disseminar a responsabilidade social entre seus clientes. Em parceria com a rede de farmácias de manipulação Nova Derme, a agência realizou uma campanha pela prevenção do câncer de pele. “Estimulamos nossos clientes a realizarem ações sociais de acordo com a sua área de atuação e os ajudamos a tornarem-se marcas reconhecidas socialmente”, afirma Lopes. Segundo ele, hoje a Usina Bigger já é vista como uma empresa socialmente responsável na comunidade onde atua. “Além disso, nossa equipe de trabalho está mais motivada e trabalha mais apaixonadamente, o que melhorou o desempenho da empresa em todos os setores”, conclui o sócio-diretor.
Para saber mais, visite o site da Bigger: