Notícias

Atletas portadores de doenças neuromusculares ganham piscina adaptada

Por Unifesp   7 de maio de 2002
Tratar os portadores de doenças neuromusculares como futuros atletas é a missão do Centro de Hidroterapia Edgard Freire, que funcionará a partir de 8 de maio nas dependências do Cemafe (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Cerca de 60 pacientes utilizarão semanalmente uma das piscinas do centro, que foi reformada e readaptada. De acordo com Acary Souza Bulle de Oliveira, chefe do Setor de Neuromuscular do Departamento de Neurologia da Unifesp, a principal meta é desmistificar o conceito de reabilitação, em que o paciente tem uma data limite para se readaptar. O tratamento no Cemafe será apenas a primeira etapa: após a avaliação, o paciente poderá seguir a carreira de atleta e ingressar nas atividades competitivas em centros esportivos. "É uma ferramenta para que este paciente alcance a qualidade de vida que ele tanto almeja, obedecendo suas limitações", afirma Acary.
Homenagem
O biomédico Edgard Freire, professor colaborador do Cemafe e um dos funcionários mais antigos da Unifesp, foi escolhido para dar nome ao centro de hidroterapia do Cemafe. Com 71 anos, Freire é responsável pelo setor de avaliação e treinamento dos atletas. Maratonista e ferrenho defensor do esporte, participou várias vezes da Corrida de São Silvestre, da Maratona de Nova York, e também dos Jogos Pan-Americanos, em 1955, no México, entre outras competições.
Serviço: Instalação do Centro de Hidroterapia Prof. Edgard Freire. Quarta-feira, 8 de maio, às 10h30. Rua Pedro de Toledo, 338, Vila Clementino, zona sul.

Comentários dos Leitores