Notícias

Alicerce da cidadania

Por Correio da Bahia    16 de outubro de 2001
Lar Fabiano de Cristo, em Pau da Lima, auxilia 394 famílias carentes através de projetos sociais Tatiany Carvalho

A casa de Pau da Lima do Lar Fabiano de Cristo, uma das três unidades na Bahia, representa a esperança de vida melhor para 394 famílias beneficiadas pelos dois programas desenvolvidos pela entidade social: Orientação Sociofamiliar e Apoio Socioeducativo. Além de priorizar uma linha de trabalho voltada para a alfabetização de crianças de 0 a 6 anos, o Lar Fabiano de Cristo também promove a integração da família e o enfrentamento das causas que produzem a situação de miséria.

Dos cinco filhos de Aline Sousa, 41 anos, moradora de Pau da Lima, quatro deles já passaram pelo Lar Fabiano de Cristo, sendo que Josélio, 7 anos, depois de ter sido alfabetizado, continua estudando na instituição social sem fins lucrativos, desta vez tendo aulas de reforço escolar. A mãe do garoto destacou que a entidade social foi fundamental para que ela continuasse a trabalhar, já que não tinha com quem deixar as crianças. "Eu não tinha condições de colocar minhas filhas num colégio particular nem podia pagar alguém para tomar conta delas", recorda Sousa.

Essa é uma história que guarda familiaridade com a das demais famílias que são atendidas pelo Lar Fabiano de Cristo: todas elas são, necessariamente, carentes. A supervisora da casa de Pau da Lima, Maria Zileide Gouveia, explica que um dos objetivos é dotar as famílias de condições dignas de vida. Isso é feito através do Plano de Qualidade de Vida (PQV), elaborado para cada uma das famílias atendidas, visando à promoção do bem-estar socioeconômico. Através de um diagnóstico inicial das condições de vida das famílias, são listadas possíveis soluções que devem ser aplicadas no período estipulado de cinco anos.

Integração familiar - A filosofia do Lar Fabiano de Cristo tem a família como a base da construção de uma vida melhor. "A vida em família é a mais alta expressão da civilização. Nenhuma criança deve ser retirada do lar apenas por motivo de pobreza", prega a instituição. Segundo explica Gouveia, o trabalho de promoção social é realizado de forma a contemplar o fortalecimento dos vínculos familiares.

O Lar Fabiano de Cristo tem casas espalhadas em todo o Brasil, sendo que, na Bahia, também possui unidades em Periperi e Itabuna. Fundada em 1958, a sociedade civil sem fins lucrativos tem como mantenedora a Capemi, que destina parte de sua receita de planos previdenciários para seu programa filantrópico, operado pelo Lar Fabiano de Cristo. O atendimento às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que necessitam de uma promoção integral é apenas um das faixas de assistência da instituição. Na casa de Pau da Lima, estudam 300 crianças de 0 a 6 anos.

Comentários dos Leitores