Notícias

Vagas esgotadas para a Conferência Nacional 2002 - Empresas e Responsabilidade Social

Por Informativo Ethos    21 de maio de 2002
Estão esgotadas as vagas para a Conferência Nacional 2002 - Empresas e Responsabilidade Social, que acontece de 4 a 7 de junho de 2002, em São Paulo. Foram recebidas 650 inscrições e o Instituto Ethos já está trabalhando com uma lista de espera para os interessados em participar do evento. Promovida anualmente pelo Instituto Ethos, a conferência está na sua quarta edição e neste ano tem como tema central a `Gestão e Impacto Social`. O encontro pretende aprofundar como a gestão socialmente responsável é incorporada nas diversas áreas e atividades das empresas e quais os impactos dessas ações na sociedade.

A Conferência terá seis plenárias que contarão com a participação de lideranças internacionais e personalidades brasileiras, que farão exposições conceituais sobre o impacto e a importância que a discussão da responsabilidade social das empresas vêm ganhando no Brasil e no mundo. Entre os palestrantes estão David Murphy, da United Nations Volunteers (UNV); Anna Peliano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); David Grayson, da Business in the Community; Adrian Hodges, do Prince of Wales Business Leader's Forum; Mandy Cormack, da Unilever/Londres; Sueli Carneiro, do Geledés; Ricardo Young, do Yázigi Internexus e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos; e Oded Grajew, diretor-presidente do Instituto Ethos.

Além disso, haverá painéis de debates divididos em quatro eixos temáticos: Gestão estratégica da responsabilidade social; Diálogo com os atores sociais; Impacto da ação social das empresas: aprendendo com experiências; e Temas emergentes. Os painéis contarão com a participação de representantes de diversas empresas e entidades, como Maria Luiza de Oliveira Pinto, do Banco Real ABN AMRO Bank; Norma Fernandez, da Unilever; José Ailton Baptista da Silva, da Abradee; Pedro Augusto Nascimento, da Copel; Marcelo Neri, da FGV; André Urani, do Iets; Fernando Matos, do Brasil Competitivo; Kjeld Jakobsen, do Observatório Social; Doud Miller, da Environics International; Helio Mattar, do Instituto Akatu; Marcos Pó, do Idec; Amy Skoczlas, do CELB; Marijane Lisboa, do Greenpeace Brasil; Mario Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica; Roberto Kishinami, consultor; Eduardo Capobianco, da Transparência Brasil; José Roberto Santoro, sub-procurador geral da República; Roberto Felício, da UNV; Graziela Bouza, do Ceat/USP; Francisco Azevedo, do Instituto Telemig Celular; Sergio Mindlin, da Fundação Telefonic a; Tania Zapata, do Banco do Nordeste; Nádia Somek, da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC; Cristina Meirelles, da Fundação Abrinq; Cybele de Oliveira, do Projeto Chapada; Rebecca Raposo, do Gife; Thomaz Chianca, do Projeto Aliança com o Adolescente; Estêvão Bastos, da Petros; Thais Compoint, da Arese; Maria Hyerodes Lima, da Ciepheghepe; Carlos Arruda, da Fundação Dom Cabral; Maria Cristina Nascimento, do Espaço Empresarial; Sandra Rios, da CNI; Adalberto Veríssimo, da Imazon; Alcir de Almeida, da Cikel; Alexandra Almeida, da Muaná Alimentos; Flávia Moraes, da Philips; Sueli Renberg, do Grupo Pão de Açúcar; Rodolfo Gutilla, da Natura, Fernanda Gabriela, da Fipe, e Valdemar de Oliveira Neto, do Instituto Ethos, entre outros.

Já nas oficinas de formação, os participantes poderão conhecer e debater estratégias de criação e operacionalização de ferramentas de gestão de projetos socialmente responsáveis. Entre os palestrantes estarão Walter Guelfi e Mauro Mantica, da La Fabbrica do Brasil; Emmanuel Publio Dias, da Interamericana; Ricardo Guimarães, da Guimarães Profissionais; Carmen Weingrill e Sheila Prado, do Instituto Ethos; Jutta Gutberlet e Paulo Vaz Guimarães, da Fundação Konrad Adenauer.

As oficinas de casos serão um espaço aberto para que as empresas que se inscreveram e foram selecionadas possam apresentar as suas práticas socialmente responsáveis. Serão expostos trabalhos sobre meio ambiente, pessoas com deficiência e redução de desigualdades. A Conferência também vai contar com visitas monitoradas a projetos sociais (Associação Comunitária Monte Azul, Fundação Gol de Letra, Emae, e Rede Saci) desenvolvidos em parceria e com o apoio de empresas, e assim, mostrar aos participantes como a responsabilidade social tem sido aplicada na prática.

A Conferência Nacional 2002 - Empresas e Responsabilidade Social acontece no Novotel Center Norte (Av. Zaki Narchi, 500 - Vila Guilherme - São Paulo/SP), e tem o patrocínio da Natura, Abril, Petrobras e Banco Real/ABN AMRO Bank; apoio da Unilever, Nestlé, Schering-Plough e Itaú; colaboração da Belgo-Mineira e Shell, equipe de apoio da Gelre; e apoio organizacional da Francal, da HP, e do Novotel Center Norte São Paulo. Para obter mais informações basta ligar para a Francal: (11) 4193-1018, ou acessar o site do Instituto Ethos (www.ethos.org.br).

Comentários dos Leitores