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AHIMSA: O amor faz a diferença

Por por Juliana Massarente / RP - Faap   28 de maio de 2002
Na AHIMSA os alunos aprendem a arte da colagem
São Paulo - A Associação Educacional para Múltipla Deficiência – AHIMSA, é uma entidade civil, com caráter filantrópico, fundada em 1991, por profissionais especializados na educação do surdo-cego e de portadores de múltipla deficiência sensorial e se configura como um dos raros centros deste tipo de educação especial.

A surdocegueira é uma deficiência única, que apresenta a perda da audição e visão de tal forma que a combinação das duas deficiências impossibilita o uso dos sentidos de distância, cria necessidades especiais de comunicação, causa extrema dificuldade na conquista de metas educacionais, vocacionais, criativas, recreativas, sociais, para obter informações e compreender o mundo que o cerca. A múltipla deficiência sensorial é a deficiência auditiva ou a deficiência visual associada a outras deficiências (mental e/ou física), como também a distúrbios (neurológicos, emocional, linguagem e desenvolvimento global) que também causam atraso no desenvolvimento emocional, vocacional, social e emocional, dificultando a auto-suficiência.

É muito difícil levantar dados estatísticos da ocorrência destas deficiências no Brasil. A razão principal é que a surdocegueira e a múltipla deficiência sensorial ocorrem em conjunto com outras doenças, mascarando esses números.

"Na Instituição são atualmente 53 alunos, divididos em dois períodos", explica Dalvanise de Faria Duarte, uma das fundadoras da Instituição. Ela conta que no período da manhã são atendidos alunos que variam de faixa etária (desde bebês até mais adultos), que são totalmente cegos e aqueles com baixa visão. “No período da tarde, alunos que são todos surdos, alguns surdocegos e também aqueles de baixa visão, que têm um bom desenvolvimento de linguagem, mas dificuldade de socialização”, completa.

A Instituição tem como objetivo a Educação e Integração da Família e Comunidade. “É muito importante que a família participe do aprendizado e saiba que ela é a extensão do trabalho educacional para a criança não ficar isolada e solitária. Na Associação, os alunos aprendem a lidar com o mundo a sua volta, como, por exemplo, entender a utilidade dos objetos; a finalidade de um copo, uma colher”, diz. Oito voluntários cooperam com a instituição, sem contar as pessoas que não trabalham lá, mas colaboram com a tradução de textos em inglês que a entidade recebe.

Muitos pais também fazem parceria com a AHIMSA, realizando tarefas, como o trabalho na cozinha, pois a alimentação faz parte do programa de atividades para as crianças terem um maior desenvolvimento e independência.

A AHIMSA ainda oferece palestras, cursos para treinar profissionais, assessoria para trabalhos educacionais, orientação à distância para pais e profissionais, oficina pedagógica, oficina de artesanato para mães, oficina profissionalizante e apoio no lar. Além disso, a Instituição confecciona materiais adaptados (mobílias em papelão), curso de língua de sinais (LIBRAS) para professores e membros da comunidade e supervisão em estágios, preparando futuros profissionais.

Mesmo com essas atividades assistenciais, a Associação apresenta diversos problemas, como a falta de espaço, de recursos e principalmente de divulgação. Ela sobrevive de eventos e doações e alguns pais que têm contribuições estipuladas por eles mesmos, e outros com o que puder. Como a AHIMSA é uma das únicas entidades que atendem portadores desses tipos de deficiência, a procura por ajuda é grande e o atendimento dos casos só não é maior pela falta de apoio e recursos.


Como ajudar:
Banco Banespa
Ag. 0228 – C/C. 13.0018.60-7
Agência Rafael de Barros

Banco do Brasil
Ag. 3687-0 – C/C. 13.333-7
Agência Dom José de Barros

AHIMSA
Associação Educacional para Múltipla Deficiência
Rua Baltazar Lisboa, 212 – Vila Mariana
Telefone: (11) 5579-5438

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