Notícias

Centro Comunitário Maranata desenvolve ação social para crianças

Por por Mariana Ferraz - Comunicação em Multimeios/PUC-SP   3 de junho de 2002
Foto de arquivo A atenção do Centro Maranata é voltada para as crianças
São Paulo - "Sempre, não apenas quando quero, Imediatamente, quem precisa não pode esperar, Com Alegria, ninguém gosta de ser servido de má vontade". Baseados nesse lema, os voluntários do Centro Comunitário Maranata, ajudam todos os dias cerca de 140 crianças na Zona Norte da capital paulista. Maranata é um movimento pastoral familiar, católico e transparoquial, com personalidade jurídica e sem fins lucrativos, que procura levar orientação e apoio aos valores da família.

Fundado no início dos anos 70 na cidade de Taquaritinga – SP, o movimento rapidamente se expandiu pela grande São Paulo. Foi na década de 80 que a comunidade Maranatista sentiu a necessidade de promover uma ação social; depois de uma pesquisa entre os integrantes, chegou-se à conclusão de que tal ação seria voltada para as crianças. Na época, a Prefeitura de São Paulo doou um terreno no qual foi possível a construção de uma creche. Tal obra só pode ser concretizada graças aos recursos obtidos nas campanhas feitas pelos voluntários.

O trabalho se iniciou com cerca de quarenta crianças. Foi criado um sistema de “adoção simbólica”, no qual cada casal do movimento se comprometeu a ajudar financeiramente uma criança. Além disso, a creche contava com o apoio de comerciantes que passaram a fornecer alimentos, materiais escolares e outros recursos necessários para a manutenção. Somente três anos depois a Prefeitura ofereceu ao movimento um convênio, que passou a cobrir parcialmente suas despesas.

Tudo corria bem, até que os maranatistas se viram diante de um impasse. A faixa etária permitida na creche era de 2 a 7 anos; dessa forma, quando as crianças ultrapassavam a idade limite, acabavam não tendo para onde ir. Assim, para que o trabalho realizado tivesse continuidade, nasceu o Centro de Juventude (C.J.). Ele é oferecido para as crianças que tenham entre 7 e 14 anos. Além de reforço escolar, o Centro oferece atividades como aulas de informática, esportes e canto. Existe também o intuito de se criar oficinas profissionalizantes, que venham a enriquecer a formação dos jovens.

Com a intenção de estender suas ações a toda a família, o “Centro Comunitário Maranata” está elaborando um projeto chamado “Centro Dia”, uma espécie de centro de vivência de idosos que moram com suas famílias e passam o dia sozinhos. A idéia é que o idoso passe o dia no “centro” fazendo várias atividades e recebendo toda atenção necessária. Mas, para que estas obras possam se perpetuar, estrutura-se a criação de uma fundação, que receberá o nome do idealizador do Maranata. A “Fundação Padre Antonio Marcos” englobará todas estas ações sociais, procurando desta forma conseguir o apoio de empresas que possam oferecer mais recursos.


Para conhecer melhor o Centro Comunitário Maranata acesse o site: www.maranata.org.br

Comentários dos Leitores