Notícias
Centro Comunitário Maranata desenvolve ação social para crianças
Fundado no início dos anos 70 na cidade de Taquaritinga – SP, o movimento rapidamente se expandiu pela grande São Paulo. Foi na década de 80 que a comunidade Maranatista sentiu a necessidade de promover uma ação social; depois de uma pesquisa entre os integrantes, chegou-se à conclusão de que tal ação seria voltada para as crianças. Na época, a Prefeitura de São Paulo doou um terreno no qual foi possível a construção de uma creche. Tal obra só pode ser concretizada graças aos recursos obtidos nas campanhas feitas pelos voluntários.
O trabalho se iniciou com cerca de quarenta crianças. Foi criado um sistema de “adoção simbólica”, no qual cada casal do movimento se comprometeu a ajudar financeiramente uma criança. Além disso, a creche contava com o apoio de comerciantes que passaram a fornecer alimentos, materiais escolares e outros recursos necessários para a manutenção. Somente três anos depois a Prefeitura ofereceu ao movimento um convênio, que passou a cobrir parcialmente suas despesas.
Tudo corria bem, até que os maranatistas se viram diante de um impasse. A faixa etária permitida na creche era de 2 a 7 anos; dessa forma, quando as crianças ultrapassavam a idade limite, acabavam não tendo para onde ir. Assim, para que o trabalho realizado tivesse continuidade, nasceu o Centro de Juventude (C.J.). Ele é oferecido para as crianças que tenham entre 7 e 14 anos. Além de reforço escolar, o Centro oferece atividades como aulas de informática, esportes e canto. Existe também o intuito de se criar oficinas profissionalizantes, que venham a enriquecer a formação dos jovens.
Com a intenção de estender suas ações a toda a família, o “Centro Comunitário Maranata” está elaborando um projeto chamado “Centro Dia”, uma espécie de centro de vivência de idosos que moram com suas famílias e passam o dia sozinhos. A idéia é que o idoso passe o dia no “centro” fazendo várias atividades e recebendo toda atenção necessária. Mas, para que estas obras possam se perpetuar, estrutura-se a criação de uma fundação, que receberá o nome do idealizador do Maranata. A “Fundação Padre Antonio Marcos” englobará todas estas ações sociais, procurando desta forma conseguir o apoio de empresas que possam oferecer mais recursos.
Para conhecer melhor o Centro Comunitário Maranata acesse o site: www.maranata.org.br