Notícias
GACC dá apoio à criança com câncer
Com muito trabalho, aliado à divulgação da entidade, o número de pessoas que se identificaram com a causa foi aumentando gradativamente e hoje o GACC consegue atender mais de 40 municípios em todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. A média de novos casos de câncer infanto-juvenil diagnosticados pelo G.R.U.P.O. gira em torno de 50 por ano. Destes, 75% são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois são famílias de baixa renda ou carentes.
Por este motivo, é indispensável a atuação do GACC em conjunto com o G.R.U.P.O., apoiando todo o tratamento e garantindo que o paciente e sua família tenham uma estrutura de suporte para o processo de cura, englobando medicamentos de apoio, exames específicos, internações, cirurgias e total suporte psicossocial, psicológico, pedagógico, educacional, nutricional entre outros. E este suporte oferecido pelo GACC a todas as crianças e adolescentes, sem qualquer distinção, tem o intuito de alcançar índices cada vez mais elevados de cura do câncer infanto-juvenil em todo o Cone Leste Paulista.
Tratamento
O câncer no Brasil atinge entre 12 e 13 mil crianças, anualmente. 60% dos casos podem ser curados, mas apesar disso, a doença ainda registra índices alarmantes de mortalidade, representando no País a terceira causa-morte de crianças entre um e 14 anos de idade. Isto acontece porque nem mesmo a metade de crianças com câncer chega aos centros multidisciplinares de tratamento.
Apesar de não poder ser prevenido como os cânceres em adultos, o câncer infantil é mais sensível aos tratamentos e por isso mais fácil de ser curado. A grande arma contra o câncer infantil é o diagnóstico precoce. Mudanças de atitudes, hábitos ou disposição nas crianças, geralmente devem ser investigados pois como os cânceres da infância não esfoliam e raramente sangram é difícil perceber sua existência.
O GAAC oferece:
Diagnóstico e Tratamento
Apoio
Divulgação
Captação de Recursos
Qualidade no tratamento
O GACC tem uma casa de apoio-dia que é a Casa Girassol, onde pacientes e familiares recebem atendimento social, psicológico, educacional e outros. Ela conta com uma brinquedoteca; uma sala de reforço escolar, onde as crianças não têm obrigatoriedade de estar, mas freqüentam com bastante entusiasmo; uma sala para atendimento psicológico e social; e uma cozinha onde são servidos dois lanches diários para os pacientes e o habitual cafezinho aos acompanhantes. Para o melhor funcionamento da casa, o trabalho voluntário é essencial, respopnsável por diversas atividades complementares.
Preocupados com a qualidade do tratamento do público infanto-juvenil, o GACC iniciou a construção do Centro de Tratamento da Criança com Câncer do Vale do Paraíba, inspirado em modelos internacionais. O projeto foi iniciado em setembro de 1999 em área de terra doada pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos e leva a assinatura do arquiteto Ricardo Veiga. Serão 5860m2 de área construída, totalmente voltadas ao tratamento do câncer infanto-juvenil que contarão com tecnologia de ponta, sendo o primeiro centro de excelência para o tratamento oncopediátrico na região. O Centro de Tratamento aumentará não só as esperanças de cada paciente, mas também facilitará o alcance das porcentagens reais de cura.
Para ajudar ou obter mais informações entre em contato com o GRUPO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER – GACC, localizado à rua Brigadeiro Osvaldo Nascimento Leal nºs 306, 334, 366 – Vila Rubi – São José dos Campos – SP, pelo telefone: (12) 39227899, site:www.gacc.com.br ou pelo