Notícias
Uma Cruz que salva vidas
Em reconhecimento ao seu trabalho, já recebeu duas vezes o Prêmio "Bem Eficiente", como uma das cinqüenta entidades melhor administradas do País. Além disso está entre as 400 maiores entidades beneficentes do Brasil. O Centro Assistencial Cruz de Malta possui também atividades de iniciação profissional, atividades artísticas – culturais, apoio às famílias, programas de prevenção contra a marginalização dos jovens com práticas esportivas, atividades dirigidas aos adultos e aos grupos da Terceira Idade. Além do trabalho dos voluntários, a entidade conta com colaboradores que a apóiam com doações.
Por causa disso, um importante papel é cumprido pelos padrinhos e madrinhas, pessoas que são movidas pela solidariedade.. A Associação de São Paulo e Brasil Meridional também trabalha em parceria com órgãos públicos e com empresas privadas, que colaboram com projetos específicos através da doação de recursos financeiros, materiais ou trabalho de profissionais. Além disso, a Associação sempre promove campanhas e eventos beneficentes.
Os freqüentadores do Centro Assistencial Cruz de Malta são de famílias muito pobres que necessitam dos serviços prestados. Portanto, para quem quiser ajudar, a Cruz de Malta aceita trabalho voluntário, qualquer tipo de doação e quem quiser pode mensalmente ou pelo período que escolher, ajudar uma criança. A missão da entidade é: "evitar a marginalização do indivíduo, quer seja por doença, falta de capacitação profissional ou qualquer tipo de discriminação".
Uma longa história de solidariedade
Há nove séculos, em respeito ao ser humano e seus valores essenciais, a Ordem de Malta vem desenvolvendo ações humanitárias com a colaboração de voluntários. Fundada em Jerusalém, no século XI, tinha por finalidade prestar assistência aos peregrinos e doentes. Para atende-los, construiu seu primeiro hospital dedicado, o São João Batista. Com a expulsão dos cristãos dos "lugares santos", os Cavaleiros de São João – como eram então conhecidos – transferiram-se para Rodes e, mais tarde, para a Ilha de Malta. Daí o nome Ordem de Malta. Em 1798, foram obrigados por Napoleão a abandonar a ilha e, finalmente, se estabeleceram em Roma. Hoje, mantém relações diplomáticas com quase 100 Nações, inclusive o Brasil, e está presente na ONU – Organização das Nações Unidas - na qualidade de "observadora permanente".
Centro Assistencial Cruz de Malta
Rua Orlando Murgel, 161 – Parque Jabaquara
04358-090 São Paulo – Tel.: (11) 5581-0944
www.cruzdemalta.org.br
cruzdemalta@amcham.com.br