Notícias
Doações de sangue em Universidades superam expectativas
O estudo comparativo da coleta de doadores relativo ao período de janeiro a abril de 2001 e 2002 demonstra que o número de doadores cresceu de 861 para 1164, diz. Trata-se de um aumento de 35%. Porém, no Brasil, somente 2% da população doaram sangue alguma vez. Segundo boletim do Banco de Sangue Paulista, desses, 70% são os chamados “ doadores de reposição” . Ou seja, doam para repor o sangue utilizado por algum parente ou amigo.
A bolsa de sangue pode atender até 4 pacientes distintos. Segundo Maria Luiza, é possível extrair de cada uma os seguintes componentes: glóbulos vermelhos, que são reportados para a correção de anemias; plasma e plaquetas, responsáveis pelos fatores de coagulação; e ainda o trio preciptado, que repõe fatores de coagulação e é utilizado em hemofílicos.
O prazo de validade de cada componente varia, afirma a hemoterapeuta. Tanto o plasma quanto o trio preciptado podem ser congelados por até 1 ano. Já os glóbulos vermelhos têm um prazo menor, 35 dias , enquanto as plaquetas apenas 5. A maior barreira à doação ainda é a falta de informação. Doar não engrossa ou afina o sangue. Não engorda ou emagrece e ao doar uma vez não há necessidade de fazê-lo constantemente.