Notícias

Liga das Senhoras Católicas mantém projetos filantrópicos

Por por Fernanda Ribeiro Guelli - RP/Faap   10 de junho de 2002
São Paulo - Um grupo de senhoras católicas, em 15 dezembro de 1921, resolveu fundar uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, com o apoio do então arcebispo de São Paulo Dom Duarte Leopoldo e Silva e assim nasceu a Liga das Senhoras Católicas. A entidade tinha e ainda tem como missão zelar pelo princípio cristão de amor ao próximo e respeito à dignidade humana para garantir a auto estima, caráter e cidadania.

A Liga precisa muito do apoio de patrocinadores “...eles foram surgindo ao longo dos anos, com a prova de nossa eficiência e seriedade” diz a Sheila Gomes Ferreira que ajuda a arrecadar fundos para a Liga. Atualmente a Liga conta com o apoio de sete patrocinadores. Seu corpo administrativo é composto por 111 voluntários e 713 funcionários e técnicos contratados, para um universo de 4000 pessoas/mês atendidas. Para arrecadação de fundos a Liga conta com nove unidades provedoras (UPs), que são colégios, hotéis, flats e lojas que revertem parte de sua receita para as unidades assistidas (UAs) . Essas unidades assistidas que são creches, internatos e albergues, são as que auxiliam a população carente das comunidades. 65% dos gastos das UAs são cobertos pelas UPs e o restante por doações e parcerias. Atualmente a Liga conta com dez UAs.

A instituição realiza três grandes projetos simultâneos, o projeto PAS (Projeto Autonomia e Solidariedade), para jovens de 17 e 18 anos que saem do internato e vão enfrentar seu primeiro emprego; o projeto RELIGAR, que trabalha com famílias dos meninos internos dando apoio financeiro e psicológico que elas possam reassumirem seus filhos; e o projeto Educação Para o Trabalho, que são cursos integrados voltados aos adolescentes no qual estes vão visualizar temas como a cidadania, sociedade e trabalho. Para ministrar e coordenar os cursos do projeto Educação Para o Trabalho a Liga contratou os serviços do Senac/SP.Os projetos recebem ajuda muitos parceiros/patrocinadores. Um desses patrocinadores é a Telesp Celular que apóia o projeto Religar, que tem beneficiado muito a entidade como diz a Sheila “Foi realizado um show com a presença do Roberto Carlos e da Prefeita Marta Suplicy que fez com que as 150 crianças do Educandário Dom Duarte convidadas ficassem felizes como nunca”, conta.


Para entrar em contato com a Liga:
Rua Capote Valente, 1332 – Pinheiros São Paulo/SP
CEP 05409-003
Fone: (011) 3873-2911
Fax: (011) 3862-0679

Comentários dos Leitores