Notícias

Fórum discute a formação do cidadão do futuro

Por O Globo    11 de julho de 2002
Foi realizado ontem, no auditório do GLOBO, o segundo fórum Educando o Cidadão do Futuro, com o objetivo de produzir propostas sobre como a escola pode contribuir para a formação do futuro cidadão. O fórum é parte do projeto Educando o Cidadão do Futuro, promovido pelo GLOBO, pelo "Extra" e pela Telemar.

Um dos temas em debate foi "Contexto atual e violência", um dos mais graves problemas da educação nos dias atuais, segundo a professora Miriam Abramovay, coordenadora da pesquisa "Violência nas escolas", lançada em livro pela Unesco. Outro tema foi "Universidade, o que ela pode fazer para formar o futuro cidadão", desenvolvido pelo reitor da UFRJ, Carlos Lessa. Ele defendeu a descriminação das drogas.

Também participaram da mesa o economista Maurício Andrade, coordenador-geral do comitê Rio da Ação da Cidadania; a professora Nilda Alves, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped); e o moderador Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.



Propostas serão encaminhadas ao MEC

Assim como aconteceu com o primeiro fórum, em novembro passado, será publicado um suplemento especial com a cobertura completa dos debates, que circulará no GLOBO e no "Extra" no próximo dia 13. O fórum Educando o Cidadão do Futuro durou oito meses, com encontros de alunos, sempre levando personalidades que contaram sobre suas experiências e seu trabalho junto à comunidade. As propostas que foram discutidas mais tarde serão encaminhadas ao Ministério da Educação e à sociedade.

Comentários dos Leitores