Notícias

Pioneirismo marca lançamento do projeto Incubadora Social para Ação Jovem

Por Academia de Desenvolvimento Social - Ana Paula Rocha   24 de julho de 2002
Uma iniciativa pioneira no país promete apoiar e orientar jovens empreendedores sociais da Região Metropolitana do Recife. O projeto intitulado Incubadora Social para Ação Jovem, desenvolvido pela Academia de Desenvolvimento Social, será lançado nesta quarta-feira (24), às 19h, no auditório do Sebrae.

A proposta é incubar, a cada ano, vinte jovens empreendedores sociais com idades entre 18 e 28 anos, em projetos de cunho social, cultural e ambiental, por eles criados e liderados. O processo de seleção dos candidatos será feito com base em dois critérios de avaliação. Na primeira etapa, os jovens irão preencher o questionário que contém dados sobre as motivações pessoais em relação ao projeto; informações relativas a idéia; e sua capacidade de mobilização. Depois disso, eles passarão por uma entrevista que avaliará a real capacidade de cada um.

De acordo com o vice-presidente da Academia de Desenvolvimento Social, Romel Pinheiro, no primeiro ano do projeto, o jovem receberá apoio total da instituição. "Eles terão à disposição todos os benefícios que os ajudarão a desenvolvê-los como cidadãos e protagonistas das mudanças sociais", enumera, considerando que a dimensão do apoio irá depender do grau de desenvolvimento do projeto.

Depois de selecionado, todo empreendedor terá direito a infra-estrutura física; capacitação em gestão social com carga horária anual de 240 horas; assessoria técnica junto aos projetos; bolsa-auxílio no valor de R$ 120,00; além de inserção numa rede de relacionamentos que será efetuada através de encontros e workshops. A primeira turma de incubados tem início previsto para janeiro do próximo ano e o prazo de envio da documentação relativa à inscrição será até o próximo dia 30 de setembro.

Durante o lançamento do projeto, nesta quarta-feira (24), haverá exposições sobre "A Juventude da Região Metropolitana do Recife" e "Políticas Públicas e a Participação do Jovem" proferidas por Júlio Jacobo, coordenador regional da Unesco em Pernambuco, e Aldísio Costa, secretário adjunto da Política de Assistência Social da PCR, respectivamente.

Comentários dos Leitores