Notícias
Comunicação no terceiro setor - Os Olhos Precisam Brilhar!
Por Academia de Desenvolvimento Social - Tanya Linda Rothgiesser   24 de julho de 2002
Uma série de casarões estilo anos 30, bem conservados, com um pátio
sombreado por seringueiras centenárias. Vila Clementino, Rua Botucatu 1000,
São Paulo. A sede da Amparo Maternal, a maior maternidade filantrópica do
Brasil, com seus mais de 1000 partos por mês e os melhores índices de
eficiência do país. Local de uma singela história de um já famoso case do
Terceiro Setor, protagonizado pela ONG Parceiros da Vida.
E para os que ainda não sabem, tudo começou assim: no início de 2001, a irmã-chefe da Amparo Maternal comunicou ao grupo de funcionários e voluntários da instituição que a maternidade suspenderia suas atividades por falta de recursos. Fernando Opice Credidio, um ex-dentista, hoje comunicador, voluntário da entidade, não aceitou a idéia. Ligou para um amigo da EPTV, a mais forte repetidora da Rede Globo no interior de São Paulo. No dia seguinte, Chico Pinheiro estava lá com sua equipe. Mostrou cenas de mães emocionadas e um pai carregando um pacotinho azul com os cuidados de quem tem nas mãos seu único tesouro. No final, Chico anunciou que a Amparo fecharia as portas... Não fechou. A partir daí, cresceu em número de partos, melhorou os equipamentos, recebeu verbas do Governo Federal... Estava fundada a Parceiros da Vida. Seu presidente, claro, só poderia ser Fernando Opice Credidio.
A Parceiros da Vida é o resultado da articulação de um grupo de colegas da pós-graduação em Comunicação da Cásper Líbero: jornalistas, publicitários, relações públicas e profissionais de marketing de São Paulo que se reuniram com o propósito de colocar a sua experiência profissional a serviço do Terceiro Setor e por isso fundaram a primeira organização não-governamental especializada em ações de comunicação integrada e marketing.
"O objetivo é produzir informações e ações de marketing, atrair aliados e contribuir para que as ONGs saltem de uma posição de sobrevivência para a de crescimento e auto-sustentabilidade", esclarece Fernando Credidio.
E para isso já conta com parcerias importantes no segmento: uma delas é a Futura Propaganda que por meio da Atitude Pensamento Estratégico, sua unidade dedicada ao Terceiro Setor, está envolvida na criação de peças publicitárias e no desenvolvimento de estratégias de marketing. Da mesma forma, a Mega Brasil e o Maxpress - o principal canal da imprensa brasileira. A M. Govatto & Associados, consultoria especializada em marketing social, é a mais nova aliada da Parceiros da Vida. A publicitária Ana Cláudia Govatto, sua diretora, comemora a celebração do acordo: para ela somente é possível haver transformação social quando se formam alianças em que o engajamento com ética for a essência e o princípio.
A cada dia incorporam-se novos parceiros importantes, como: o site de leilões Lokau, Editora Abril, TVA, Fox Filmes, Cervelli Propaganda, Ministério da Cultura, Leitor Recortes, Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, Galloro & Associados, Leitor Recortes, Hospital Jardim e o Shopping Plaza Sul.
E em parceiria com o Shopping Plaza Sul, a Parceiros da Vida sai na frente mais uma vez: lança a primeira world shop brasileira, uma vitrine para comercializar produtos solidários - artigos artesanais confeccionados por outras ONGs, instituições filantrópicas e comunidades organizadas em torno de programas de geração de renda.
A loja, cedida pelo Shopping Plaza Sul (em uma de suas áreas mais nobres sem a cobrança de luvas, aluguel, condomínio ou fundos de promoção), será inaugurada agora em setembro e segue a fórmula do "comércio justo" (fair trade), um movimento criado há cerca de 40 anos na Europa. Lá, já são mais de 2,5 mil world shops faturando mais de 15 milhões de dólares por ano. O "comércio justo" é resultado de uma parceria entre produtores e consumidores que trabalham unidos para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, visando aumentar o seu acesso ao mercado e, principalmente, para promover o processo de desenvolvimento sustentado. Nos diz Fernando Credidio:
"O principal objetivo da loja é o de gerar trabalho e renda para as organizações sociais e famílias que moram fora dos grandes centros, inibindo as correntes migratórias e criando canais de comercialização para o escoamento dos produtos que fabricam. Dessa forma, elas poderão permanecer em suas cidades de origem, já que novas perspectivas de mercado serão geradas para a venda dos artigos por elas confeccionados".
Até o fim de 2003, a meta é abrir pelo menos 30 franquias das lojas - e até quiosques - em todo o país, a maioria nas cidades das regiões Sul e Sudeste.
"A combinação mais gloriosa para qualquer profissional é gostar do que faz, ajudar pessoas e ser remunerado por seu trabalho. Por isso temos recebido diversas consultas para a abertura de pontos de venda", afirma Credidio.
Para maiores informações sobre as lojas e os quiosques, a Parceiros da Vida disponibiliza os telefones (11) 3341-7195 e 3341-6076, além do e-mail: worldshop@parceirosdavida.org
A Parceiros da Vida tem tido resultados significativos nas missões que abraça, dando visibilidade, ressaltando importância e qualidade às ações desenvolvidas por organizações do Terceiro Setor. E também estendendo sua agenda na promoção da ética, das ações de cidadania e de gestão da responsabilidade social junto às empresas. Com estes propósitos, serão abertas subsedes no Rio de Janeiro e em Curitiba, já no 2º semestre. E estão convidados a se engajarem ao novo projeto, profissionais de comunicação e marketing que se proponham a atuar sob o princípio de franquia social.
A Parceiros da Vida tem sido, ela mesma, alvo da mídia. Somente nas últimas semanas a ONG foi destaque na revista Você s.a, nos jornais Meio & Mensagem, Valor Econômico, Gazeta Mercantil e Diário do Comércio e Indústria. Visibilidade decorrente da credibilidade que a organização conquistou desde a sua fundação. E sem abrir mão da emoção e da paixão.
É esse o segredo... ?
"Não tem segredo, é algo que sempre falo para quem vem trabalhar comigo e em minhas palestras. No Terceiro Setor uma coisa é essencial: os olhos precisam brilhar ! Entendeu... ?
Entendemos, Fernando.
Para aqueles que desejam conhecer mais detalhadamente o trabalho da organização, basta enviar um e-mail para o endereço: parceirosdavida@parceirosdavida.org, solicitando a inclusão de seu nome no mailist da entidade. E aguarde mais algumas semanas até o lançamento do site: www.parceirosdavida.org
Até lá.
E para os que ainda não sabem, tudo começou assim: no início de 2001, a irmã-chefe da Amparo Maternal comunicou ao grupo de funcionários e voluntários da instituição que a maternidade suspenderia suas atividades por falta de recursos. Fernando Opice Credidio, um ex-dentista, hoje comunicador, voluntário da entidade, não aceitou a idéia. Ligou para um amigo da EPTV, a mais forte repetidora da Rede Globo no interior de São Paulo. No dia seguinte, Chico Pinheiro estava lá com sua equipe. Mostrou cenas de mães emocionadas e um pai carregando um pacotinho azul com os cuidados de quem tem nas mãos seu único tesouro. No final, Chico anunciou que a Amparo fecharia as portas... Não fechou. A partir daí, cresceu em número de partos, melhorou os equipamentos, recebeu verbas do Governo Federal... Estava fundada a Parceiros da Vida. Seu presidente, claro, só poderia ser Fernando Opice Credidio.
A Parceiros da Vida é o resultado da articulação de um grupo de colegas da pós-graduação em Comunicação da Cásper Líbero: jornalistas, publicitários, relações públicas e profissionais de marketing de São Paulo que se reuniram com o propósito de colocar a sua experiência profissional a serviço do Terceiro Setor e por isso fundaram a primeira organização não-governamental especializada em ações de comunicação integrada e marketing.
"O objetivo é produzir informações e ações de marketing, atrair aliados e contribuir para que as ONGs saltem de uma posição de sobrevivência para a de crescimento e auto-sustentabilidade", esclarece Fernando Credidio.
E para isso já conta com parcerias importantes no segmento: uma delas é a Futura Propaganda que por meio da Atitude Pensamento Estratégico, sua unidade dedicada ao Terceiro Setor, está envolvida na criação de peças publicitárias e no desenvolvimento de estratégias de marketing. Da mesma forma, a Mega Brasil e o Maxpress - o principal canal da imprensa brasileira. A M. Govatto & Associados, consultoria especializada em marketing social, é a mais nova aliada da Parceiros da Vida. A publicitária Ana Cláudia Govatto, sua diretora, comemora a celebração do acordo: para ela somente é possível haver transformação social quando se formam alianças em que o engajamento com ética for a essência e o princípio.
A cada dia incorporam-se novos parceiros importantes, como: o site de leilões Lokau, Editora Abril, TVA, Fox Filmes, Cervelli Propaganda, Ministério da Cultura, Leitor Recortes, Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, Galloro & Associados, Leitor Recortes, Hospital Jardim e o Shopping Plaza Sul.
E em parceiria com o Shopping Plaza Sul, a Parceiros da Vida sai na frente mais uma vez: lança a primeira world shop brasileira, uma vitrine para comercializar produtos solidários - artigos artesanais confeccionados por outras ONGs, instituições filantrópicas e comunidades organizadas em torno de programas de geração de renda.
A loja, cedida pelo Shopping Plaza Sul (em uma de suas áreas mais nobres sem a cobrança de luvas, aluguel, condomínio ou fundos de promoção), será inaugurada agora em setembro e segue a fórmula do "comércio justo" (fair trade), um movimento criado há cerca de 40 anos na Europa. Lá, já são mais de 2,5 mil world shops faturando mais de 15 milhões de dólares por ano. O "comércio justo" é resultado de uma parceria entre produtores e consumidores que trabalham unidos para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, visando aumentar o seu acesso ao mercado e, principalmente, para promover o processo de desenvolvimento sustentado. Nos diz Fernando Credidio:
"O principal objetivo da loja é o de gerar trabalho e renda para as organizações sociais e famílias que moram fora dos grandes centros, inibindo as correntes migratórias e criando canais de comercialização para o escoamento dos produtos que fabricam. Dessa forma, elas poderão permanecer em suas cidades de origem, já que novas perspectivas de mercado serão geradas para a venda dos artigos por elas confeccionados".
Até o fim de 2003, a meta é abrir pelo menos 30 franquias das lojas - e até quiosques - em todo o país, a maioria nas cidades das regiões Sul e Sudeste.
"A combinação mais gloriosa para qualquer profissional é gostar do que faz, ajudar pessoas e ser remunerado por seu trabalho. Por isso temos recebido diversas consultas para a abertura de pontos de venda", afirma Credidio.
Para maiores informações sobre as lojas e os quiosques, a Parceiros da Vida disponibiliza os telefones (11) 3341-7195 e 3341-6076, além do e-mail: worldshop@parceirosdavida.org
A Parceiros da Vida tem tido resultados significativos nas missões que abraça, dando visibilidade, ressaltando importância e qualidade às ações desenvolvidas por organizações do Terceiro Setor. E também estendendo sua agenda na promoção da ética, das ações de cidadania e de gestão da responsabilidade social junto às empresas. Com estes propósitos, serão abertas subsedes no Rio de Janeiro e em Curitiba, já no 2º semestre. E estão convidados a se engajarem ao novo projeto, profissionais de comunicação e marketing que se proponham a atuar sob o princípio de franquia social.
A Parceiros da Vida tem sido, ela mesma, alvo da mídia. Somente nas últimas semanas a ONG foi destaque na revista Você s.a, nos jornais Meio & Mensagem, Valor Econômico, Gazeta Mercantil e Diário do Comércio e Indústria. Visibilidade decorrente da credibilidade que a organização conquistou desde a sua fundação. E sem abrir mão da emoção e da paixão.
É esse o segredo... ?
"Não tem segredo, é algo que sempre falo para quem vem trabalhar comigo e em minhas palestras. No Terceiro Setor uma coisa é essencial: os olhos precisam brilhar ! Entendeu... ?
Entendemos, Fernando.
Para aqueles que desejam conhecer mais detalhadamente o trabalho da organização, basta enviar um e-mail para o endereço: parceirosdavida@parceirosdavida.org, solicitando a inclusão de seu nome no mailist da entidade. E aguarde mais algumas semanas até o lançamento do site: www.parceirosdavida.org
Até lá.