Notícias

Escola Brasil: a História de Sucesso de um Programa de Rádio que virou uma ONG

Por Escola Brasil    29 de julho de 2002
Começamos com um programa de rádio, diferente, criativo, engraçado e que trata só de educação. Assim é o Escola Brasil, que vai ao ar desde o dia 1o de dezembro de 97 com as vozes de Cadu, Sandra e Luiz Alberto, locutores que falam de educação de uma maneira leve, fácil e mágica.

Nosso programa tem de tudo: notícias sobre o que acontece no Brasil, exemplos de projetos educacionais que dão certo, dicas e sugestões para o professor melhorar o aproveitamento dos alunos em sala de aula, dramatizações de histórias como em uma novela de rádio, e também aulas de geografia, história, português e ciências pelo rádio.

O Escola Brasil traz também respostas para denúncias e reclamações dos ouvintes. É que, a cada mês, chegam na redação mais de 500 cartas de ouvintes de todo o Brasil que enviam pedidos de esclarecimento, orientação, informações e ajuda. A equipe de reportagem, então, entrevista especialistas em educação, secretários, prefeitos, sempre buscando uma soluç ão para o problema ou orientando a comunidade a atuar de maneira participativa e consciente.



Reconhecimento pela Eficiência

O programa Escola Brasil classificou-se para a final de cinco concursos: Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, categoria Destaque em Educação/Mídia Eletrônica, nas edições de 99 e 2001; Prêmio Criança 99, organizado pela Fundação Abrinq; Prêmio Libero Badaró de Radiojornalismo/2001; e Prêmio Ibero-Americano pelos Direitos da Infância e Juventude/2001, organizado pelo Unicef e Agência de Notícia Espanhola EFE. O coordenador, Airton Medeiros, é Jornalista Amigo da Criança, título oferecido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).



Estímulo aos Professores

O Escola Brasil realiza promoções para incentivar o conhecimento e estimular os professores a trabalhar os temas de forma criativa com os alunos, a maioria formada por estudantes da 1a a 8a série e que moram em pequenos municípios e na área rural do país. Ajudados por seus professores, eles participam ativamente das promoções criadas pelo Escola Brasil, escrevendo redações com os temas lançados no programa como: Árvores do Brasil, A Escola que Eu Quero, Sua Leitura É uma Aventura, Bichos do Brasil entre muitos outros.

Atualmente, o programa colocou no ar a promoção Terra das Águas, em parceria com a Agência Nacional de Águas, perguntando aos ouvintes de todo o país: Por que Devemos Cuidar das Águas?. Em menos de um mês, a redação do programa já recebeu mais de 5.700 cartas de milhares de ouvintes espalhados em todo o país.



Para ouvir o Programa

O programa é transmitido para todo o Brasil, sempre de segunda a sexta-feira, em dois horários diferentes: pela Rádio Nacional de Brasília, 06 h 30 às 07:00 h; e pela Rádio Nacional da Amazônia, de 08:00 h às 08 h 30 - horário de Brasília. Na Internet, qualquer edição pode ser ouvida pela página www.fundescola.org.br. É produzido pela AM Produções e tem patrocínio do Fundescola, via PNUD, Banco Mundial.

Todas as rádios comerciais e comunitárias podem retransmitir o programa sem ônus financeiro. Para gravar o programa ou retransmiti-lo imediatamente basta sintonizar a TV Escola, polarização vertical, e ajustar o controle de áudio em 6.2MHz. A freqüência central do RADIOSAT da Radiobrás é 3770MHz. O programa é transmitido via satélite de segunda a sexta-feira, de 06 h 30 às 07:00 h.



O Nascimento da ONG Escola Brasil

Nossa ONG foi fundada em 17 de maio de 2002. A organização foi criada para dar continuidade ao nosso trabalho sobre educação por meio do rádio, iniciado pela AM Produções, com o Programa Escola Brasil.

Buscamos a continuidade, sustentabilidade e ampliação de nossas ações, bem como desenvolver outros programas de comunicação que contribuam para a defesa do direito à educação para crianças, jovens e adultos. Entre nossos projetos estão:

Ø continuar desenvolvendo o programa radiofônico diário com foco no ensino fundamental, na educação infantil, no defesa do meio-ambiente e na promoção de saúde, ampliando a abrangência deste por meio do aumento de emissoras parceiras nas regiões mais carentes do país;

Ø capacitar profissionais do rádio e jornalistas em nível local, nas áreas de comunicação radiofônica e televisiva para a promoção de educação e cidadania;

Ø divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei das Diretrizes e Bases da Educação e outras leis que garantam os direitos das crianças, adolescentes e populações de baixa renda;

Ø sensibilizar proprietários, dirigentes e gerentes de emissoras de rádio e televisão, para a promoção de ações de mobilização em defesa da criança e do adolescente;

Ø formar uma rede de radialistas e educadores, voltada para temas da educação visando promover ações inovadoras de mobilização social nesta área;

Ø realizar estudos e pesquisas nas áreas de rádio e educação;

Ø promover eventos ligados à comunicação radiofônica / televisiva e a educação.



Para mais informações e entrevistas, contactar:

- Airton Medeiros, presidente Tel: (61) 327 17 22 E-mail: airton@escolabrasil.com

- Márcia Wirth, comunicação Tel: (61) 237 17 22 E-mail: marcia@escolabrasil.com

Comentários dos Leitores