Notícias

Fundação Ruben Berta premia projetos sociais

Por Fundação Ruben Berta    16 de outubro de 2001
A Fundação Ruben Berta premia no próximo dia 26, pela primeira vez, a entidade que tiver desenvolvido o melhor projeto em prol dos menos favorecidos. Escolhida por uma comissão de pessoas com reconhecida atuação social no país, a entidade vencedora receberá uma dotação em dinheiro no valor de R$ 10 mil e uma escultura especialmente para este fim.

O Prêmio Fundação Ruben Berta visa reconhecer, de forma sistemática, em âmbito nacional, o trabalho e desempenho de pessoas e entidades cujas atividades sociais proporcionem benefícios às populações carentes. Desse modo, a Fundação pretende incentivar a prática de ações educativas que sejam eficientes no combate à exclusão social no Brasil.

Processo de escolha



Os gerentes do Grupo FRB-Par - VARIG, VARIG LOG, Rio Sul, Tropical, SATA, Nordeste e Amadeus - procuraram, junto a entidades que trabalham com a comunidade, projetos que já estivessem em andamento. Deveriam ter, no mínimo, dois anos em execução.

Foram inscritos 30 projetos, dos quais cinco selecionados pelo corpo técnico do Serviço Social da Fundação. Os critérios de seleção definiram iniciativas que promovam a participação social e realizem ações em áreas de educação, cultura, conservação e educação ambiental, saúde e participação comunitária.

Os finalistas

Sorri-Campinas (Campinas)



Fundada em 2 de dezembro de 1987, a entidade foi formada por um grupo de pessoas da comunidade, mobilizado pela então Comissão Municipal de Integração do Deficiente.

Na época, identificava-se um contingente de pessoas que almejava um emprego mas se viam impossibilitadas por duas razões principais: a falta de preparo e vivência profissional e o preconceito de que eram vítimas. Ser deficiente era sinônimo de ser incapaz.

A Sorri-Campinas desenvolve programas que contemplam a capacitação de deficientes para o mercado de trabalho, vivenciando as relações sociais de forma equilibrada e valorizando o indivíduo, independente de suas limitações.

Viver a vida com independência e deixar de ser um ônus para a sociedade é desejo das pessoas com deficiência. A Sorri-Campinas compartilha deste desejo, já alcançado por 181 pessoas desde a criação do projeto.

Tel: (19) 3234-0926 - Sra. Maria Olímpia

Pracatum Ação Social (Salvador)



O cantor e compositor Carlinhos Brown fundou, em 1994, a Associação Pracatum Ação Social. Os indicadores sócio-econômicos do Candeal - comunidade de baixo poder aquisitivo com aproximadamente 5.500 habitantes, em Salvador (BA) - apontavam para uma realidade de exclusão, comum em favelas brasileiras. Visando sanar essa situação, Carlinhos Brown uniu líderes comunitários a profissionais já envolvidos com trabalho social no Candeal e formou o Conselho Deliberativo do Projeto Pracatum.

Este grupo priorizou a criação de programas que garantissem a auto-gestão e sustentabilidade do processo de desenvolvimento da comunidade. Com a contratação de técnicos especializados foram institucionalizados os seguintes programas: "Tá Rebocado" e a "Escola Profissionalizante de Música e Tecnologia". As prioridades foram norteadas pela visão de que somente através da cultura, da educação e da articulação comunitária, o Candeal erradicaria a pobreza e promoveria a inclusão social de seus filhos.

A metodologia desenvolvida pelo "Tá Rebocado" se baseia na construção comunitária, participativa e democrática. Os moradores do bairro têm sido a base legitimadora do processo, pois eles identificam as reais necessidades da comunidade e colaboram com soluções práticas e tangíveis. O programa baseia suas ações em pesquisa de opinião, cadastro censitário, reuniões comunitárias semanais, estudos sócio-econômicos e registros fotográficos. Para atingir os objetivos pré-estabelecidos, implantou linhas de atuação em cinco áreas: urbanização, geração de trabalho e renda, educação, saúde e meio ambiente e organização comunitária.

A Escola Pracatum nasceu do desejo de Carlinhos Brown de oferecer oportunidades dignas aos jovens do Candeal. A valorização da música popular brasileira na formação profissional tem contribuído para a construção de novos valores de identidade e convivência.

Este ano, a Escola Pracatum, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Salvador, implantou o projeto "Viva Canção II", beneficiando cerca de 480 crianças da rede municipal de ensino com produção, distribuição e aplicação de material pedagógico; fabricação de instrumentos de percussão não-convencionais a partir de materiais reciclados; e formação de uma banda de percussão com os instrumentos fabricados pelos alunos.

Além disso, a Escola Pracatum, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado da Bahia, realizará o Projeto Música no Candeal. A iniciativa compreende a formação de um coral com 50 alunos e oficinas de iniciação musical, beneficiando 250 adolescentes matriculados na rede estadual de ensino.

Tel: (71) 276-4949 - Sr. Caio Brandão

Educação e Trabalho (Salvador)



O Projeto nasceu no sentido de usar a educação como instrumento de conquista da cidadania. Desde 1964, desenvolve ações educativas junto a crianças e adolescentes, buscando orientá-los em sua formação e inserção no mercado de trabalho. Atualmente, atende 620 crianças entre 6 e 18 anos através da integração do sistema de educação convencional a uma metodologia de capacitação nas salas de aula, contando com oficinas lúdicas, pedagógicas e profissionalizantes. Dependendo do seu desenvolvimento individual, cada criança é direcionada a uma oficina, onde desenvolve habilidades cognitivas específicas.

Responsável pelos programas de sustentabilidade, o Núcleo de Desenvolvimento de Negócios gerencia quatro programas: o Centro de Panificação, que produz mais de um milhão de pães por mês, vendidos em supermercados e delicatessens de Salvador e de toda a região metropolitana; o Centro Ortopédico, que produz órteses e próteses com qualidade internacional a preços populares; o Núcleo de Hidroponia, onde são cultivadas hortaliças, com destaque para a alface e a rúcula; e a unidade de marcenaria, uma parceria do CESA com o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Toda a receita gerada pelos programas de sustentabilidade é direcionada à manutenção do sistema educacional do CESA.

Tel: (71) 396-1265 - Sr. Paulo Brito Bittencourt

Projeto Pescar (Porto Alegre)



Em 1976, o empresário Geraldo Tollens Linck criou, em Porto Alegre, uma pequena escola na sede de sua empresa - a Linck S/A - com a finalidade de educar e encaminhar jovens carentes ao mercado de trabalho.

Os bons resultados da iniciativa levou à criação de um projeto mais ambicioso: o Projeto Pescar, concebido em 1988 para estimular e apoiar a instalação de escolas semelhantes em outras empresas.

O Projeto Pescar encarregou-se de sistematizar a experiência acumulada pela escola Linck e desenvolveu um modelo pioneiro de franquia social, proporcionando suporte técnico e acompanhamento necessário à empresa interessada em criar sua própria escola.

A Rede de Escolas Pescar é reconhecida nacionalmente e já foi homenageada em 1991 com o Prêmio ECO, na categoria educação, e em 1994 com o Prêmio Criança, concedido pela Fundação Abrinq.

Face à expansão da Rede, que hoje conta com 40 escolas em seis Estados brasileiros, foi instituída a Fundação Projeto Pescar em 1995. A Fundação foi criada com o objetivo articular as escolas existentes e desenvolver ações de incentivo à participação de novas empresas.

O nome da Fundação e do Projeto do qual se originou, foi inspirado no conhecido provérbio chinês: "Se quiseres matar a fome de alguém, dá-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar."

É exatamente isso que as escolas mantidas pela empresas da Rede Pescar vêm fazendo. Elas já educaram, profissionalizaram e encaminharam ao mercado de trabalho cerca de 4 mil jovens.

Tel: (51) 337-3333 - Sr. Ézio Rezende

Projeto Axé (Salvador)



O Projeto Axé nasceu em 1º de junho de 1990, em Salvador (BA), com apoio inicial do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e da Terra Nueva - organização italiana não governamental, de cooperação internacional.

Com atuação política e pedagógica, o Projeto tem por objetivo educar jovens carentes, estimulando ações educativas, artísticas e culturais. Neste sentido, as atividades artísticas desempenham um papel fundamental no processo de reintegração, recuperação da auto-estima e do sentimento comunitário. Sua missão institucional fundamenta-se nos princípios da ética dos Direitos Humanos, no conhecimento científico e na participação ativa de seus beneficiários.

Em 10 anos de atividades, cerca de 9 mil crianças foram atendidas pelo projeto - no ano passado 1.502.

A operacionalização da proposta pedagógica do projeto se dá através de programas educativos e de apoio familiar. Além de contar com o apoio de duas unidades: uma oficina de papel e arte, do Instituto Ayrton Senna e do Pelourinho, onde são desenvolvidas atividades de moda, reciclagem de materiais e criação de objetos artísticos infantis.

O Axé já realizou apresentações artísticas em São Paulo e no exterior. Dentre os diversos prêmios recebidos, destaca-se o Prêmio Nacional Direitos Humanos da Presidência da República, em 1997.

Tel: (71) 242-5815 - Sr. Cesare La Rocca

O Serviço Social da Fundação Ruben Berta sugeriu ainda que se conceda uma menção honrosa ao Projeto Gappo - Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico, pela sua tentativa de minimizar o sofrimento destes pacientes.

A Fundação Ruben Berta



A Fundação Ruben Berta nasceu de um ideal de justiça social - baseado no pensamento de J. J. Rousseau e na bula papal De Rerum Novarum - que socializasse os resultados do trabalho a quem efetivamente os produziu. Com este objetivo, vem transformando os recursos que obtém como acionista da Varig e de outras empresas que integram o Grupo Econômico FRB-Par em benefícios sociais, distribuindo-os aos funcionários destas empresas.

Consciente que ela própria, suas empresas e beneficiários não estão isolados da sociedade, a Fundação Ruben Berta criou, ano passado, o projeto "Atitude Cidadã", em que incentiva funcionários, dependentes e aposentados das empresas do Grupo a trabalhar voluntariamente em programas de resgate da cidadania.

Assessoria de imprensa



Maria Nadir Severo - cel: (21) 9864-8120

Laís Alcantara - cel: (21) 9742-1232

AG Press - tel: (21) 2569-9651

E-Mail: agcom@unikey.com.br / marianadirsevero@bol.com.br

Comentários dos Leitores