Notícias

Projeto do Cetad é referência para ONU

Por Rets - http://www.rets.org.br/   28 de agosto de 2002
Rio de Janeiro, 26/08/2002 O Senac-SP e o Consulado dos EUA de São Paulo organizam, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, o seminário internacional "Perspectivas para o Terceiro Setor no Século XXI". O evento será realizado em Campos do Jordão (SP). Sua proposta é avaliar a evolução do terceiro setor de acordo com quatro perspectivas: legitimidade, eficiência, sustentabilidade e parcerias. A grande atração do seminário é o professor Lester Salomon, do Centro de Estudos da Sociedade Civil da universidade John Hopkins (EUA). As inscrições custam a partir de R$ 450,00 por pessoa e ficam abertas até o término das vagas.

Os quatro temas foram propostos pelo estudioso norte-americano ainda em 1996, ano de sua última visita ao país, e continuam pertinentes. "Na verdade, são desafios ainda não superados por todas as organizações sociais apesar do tempo percorrido", diz Sérgio de Oliveira Silva, coordenador da Universidade Aberta do Senac-SP.

No primeiro dia acontece apenas a cerimônia de abertura com uma palestra de Salomon. O dia 28 será mais movimentado. Haverá quatro mesas de discussão, cada uma com um dos temas propostos. Para discutir a legitimidade das organizações estarão presentes a pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (Iser) Leilah Landin e Ladislau Dowbor, coordenador da pós-graduação em Economia e Administração da PUC-SP. A diretora da seção de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos, Mary Kruger, coordenará a mesa.

O tema eficiência contará com Tânia Fisher, da UFBA e Marco Kisil, presidente do IDIS. Michael Greenwald, adido de imprensa do Consulado norte-americano coordenará as intervenções.

As parcerias serão comentadas por Léo Voigt, presidente do Gife e Reiko Niimi, representante do Unicef no Brasil. A coordenação fica a cargo de Roberto Dória, consultor de projetos educacionais e de responsabilidade social.

A mesa de sustentabilidade terá Maria Tereza Augusti, presidenta do Instituto Florestan Fernandes e Augusto de Franco, conselheiro da Comunidade Solidária. A coordenação é de Viviane Naigeborin, da Ashoka. O painel final também será sobre sustentabilidade, com James T. Cooney, consultor norte-americano para organizações não governamentais.

Todas as mesas serão encerradas pelo professor da Universidade de John Hopkins, que comentará os assuntos debatidos.

Perspectivas e tendências do terceiro setor

Já o dia 29, um domingo, apresenta menos atividades. Às 9h haverá uma conferência de abertura com Stephanie L. Roth, editora-chefe do Grassroots Fundraising Journal, sobre desenvolvimento de recursos para organizações de base. Após essa fala, acontecem duas mesas de discussão. A primeira tratará das perspectivas e tendências para o terceiro setor. Para debater o tema, foram convidados a diretora do Centro de Voluntariado de São Paulo, Milú Villela; Rubem César Fernandes, do Viva Rio e Oded Grajew - Presidente do Instituto Ethos. A coordenação é de Marshall Robert Louis Jr, adido cultural do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo.

Logo depois será a vez de discutir as perspectivas e tendências do terceiro setor do ponto de vista das parcerias. A diretora superintendente da Fundação BankBoston Sonia Favaretto, Marco Antonio da Rocha, diretor executivo da Fulbright do Brasil e Neusa Maria Goys, gerente corporativa do Centro de Educação Comunitária para o Trabalho do Senac-SP foram escalados para comentar o assunto. A coordenação é de Ricardo Voltolini, consultor do Centro de Educação Comunitária para o Trabalho do Senac-SP.

Sustentabilidade e parceirias foram priveilegiadas -a primeira será tema de uma mesa no sábado e de palestra dominical enquanto a segunda será debatida em duas mesas. "Todos os temas são relevantes para o terceiro setor, mas para garantir seu fortalecimento são necessárias parcerias com outros setores. Há hoje organizações que mal conseguem pagar seus funcionários, pois faltam recursos. Modelos mais eficientes existem e devem ser expostos no domingo", explica Sérgio de Oliveira Silva, do Senac.

Lester Salomon encerra o evento com um painel final, onde comentará todo o conteúdo do seminário.

Inscrições e mais informações devem ser obtidas na página www.setor3.com.br/seminariointernacional ou pelo telefone (11) 6647-5151.

Comentários dos Leitores