Notícias
Associação Prato Cheio promove pré-estréia de Variações Enigmáticas
Com direção de José Possi Neto, “Variações Enigmáticas” conta a história do um renomado escritor e Prêmio Nobel de Literatura, Abel Zorko (Paulo Autran), que para escrever seu último livro, vive um isolamento voluntário numa ilha nórdica, em contato apenas com a lembrança de um grande amor. Zorko recebe a visita de um jornalista, Erik Larsen (Cécil Thirè), que vai a seu encontro com o pretexto de entrevistá-lo a respeito do livro. O diálogo que se inicia revela como Zorko e Larsen encaram o amor por duas vias diferentes e a entrevista transforma-se em um jogo da verdade perigoso, ritmado por uma série de revelações que ambos vão fazendo num suspense sabiamente destilado e deliciosamente divertido.
Cecil Thirè apresenta segurança e capacidade para fazer um dos melhores trabalhos de sua carreira, e consegue dar a seu personagem humanidade e fragilidade comoventes, ao lado de Paulo Autran, que na pele do velho escritor, demonstra mais uma vez porque é considerado o “Senhor dos Palcos” e dá dosagem perfeita de ironia e carga emocional, conquistando definitivamente o público em sua 85ª peça.
A peça de Eric-Emmanuel Schmitt, que estreou em Paris, no teatro Marigny, em 1996, já passou pelos principais países europeus, pelo Japão e no Brasil foi traduzida pelo próprio Paulo Autran. Em março deste ano, Variações Enigmáticas iniciou sua turnê nacional no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro.
Os ingressos para a pré-estréia do dia 5 de setembro custam R$ 40, incluindo estacionamento e coquetel especial oferecido pela Dona Benta no Hotel Transamérica em frente à FAAP. Parte da renda será revertida para as atividades da Associação Prato Cheio.
Fundada em abril de 2001 por um grupo de jovens universitários, a Associação Prato Cheio é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo combater a fome e a desnutrição em São Paulo, através de ações concretas como a coleta semanal de alimentos nos boxes e armazéns do Mercado Municipal Paulistano e do Mercado Kinjo Yamato e entrega nas instituições Associação Minha Rua Minha Casa, Clube das Mães do Brasil e Associação Casa Pia São Vicente de Paulo, todas localizadas na capital paulista.
Além da coleta e entrega de alimentos, a Associação Prato Cheio desenvolve ações complementares, como o desenvolvimento da noção do efeito perverso do desperdício; atividades educativas, como orientação sobre manipulação, estocagem de alimentos e cursos de culinária, que procuram agregar o valor nutricional na utilização do alimento doado; avaliação nutricional nas crianças assistidas e visitas às cozinhas de todas entidades participantes.