Notícias

UNESCO lança o livro Aids: o que pensam os jovens

Por Celeste Boucinhas   29 de agosto de 2002
"Aids: O que pensam os jovens" é a publicação que reúne as conclusões do projeto Compromisso dos Jovens e co-responsabilidade na prevenção do HIV/aids ou Grupo Temático Jovem do UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids) lançada no dia 28/8 no Rio de Janeiro.
O lançamento do livro ocorrerá durante a realização da Conferência "Homens Jovens Aliados na Promoção de Saúde e Eqüidade de Gênero". A organização do evento é feita pelo Instituto Promundo em colaboração com a OPAS (Organização Panamericana de Saúde), FNUAP (Fundo das Nações Unidas para as Populações) e IPPF (Federação Internacional de Planejamento Familiar).
O projeto do Grupo Temático Jovem (GT Jovem) conta com recursos da UNESCO e do UNAIDS, cuja finalidade principal é promover a inclusão da percepção jovem na formulação e na execução de políticas em HIV/aids.
"A UNESCO pretende cada vez mais fortalecer o protagonismo juvenil e incentivar ações de caráter preventivo para o HIV/aids e para o uso indevido de drogas entre os jovens brasileiros. Sendo assim, reforça o papel fundamental que a juventude desempenha na formulação de políticas e ações preventivas a serem adotadas pelo poder público, pelas organizações da sociedade civil e pelo setor produtivo brasileiro", afirmou o Representante da UNESCO no Brasil, Jorge Werthein.
Entre 2000 e 2002, sete jovens, provenientes de organizações da sociedade civil, indicados pelo Grupo Temático do UNAIDS no Brasil, discutiram temas relevantes a respeito da epidemia. O núcleo dos debates centrou-se nos seguintes temas: protagonismo juvenil, sexualidade, drogas, aids no local de trabalho, jovens portadores do HIV, serviços públicos de saúde, aids no contexto escolar, entre outros. As diversidades regionais, sociais e culturais identificadas nesses jovens contribuíram para a formulação de recomendações de políticas para o HIV/aids sob a ótica juvenil, seja na elaboração e na prestação dos serviços públicos, ou nos oferecidos pela sociedade civil organizada. Todas as recomendações identificadas pelos jovens estão incluídas no livro.
A iniciativa do Grupo Temático Jovem é a primeira em países da América Latina e foi baseada em intervenções que procuram promover o desenvolvimento de habilidades dos jovens para a redução do risco de infecção do HIV, considerando aspectos psicológicos, sociais, culturais e cognitivos. "A exploração destes temas é relevante para o estabelecimento de novas intervenções que busquem a promoção da cidadania, do protagonismo juvenil e da mudança de comportamento", acentuou Jorge Werthein.
"A publicação dessa obra representa um passo adiante no conhecimento do fenômeno da epidemia no Brasil, a partir de um olhar jovem, fornecendo assim elementos para o debate público e ações efetivas nesta área", finalizou o Representante da UNESCO.
Fonte: Portal do Voluntário
Ana Lúcia Guimarães e Terezinha Tarcitano
Assessoria de Comunicação - UNESCO Brasil Fones (61) 321 3525 ramal 242 e 286, 226 7381 direto E-mail: ana.guimaraes@unesco.org.br, terezinha.tarcitano@unesco.org.br

Comentários dos Leitores