Notícias

Igreja resgata cidadania de famílias carentes

Por Cristina Ribeiro/ O Estado de São Paulo    29 de agosto de 2002
Foto de Ricardo Osman/Divulgação O padre Antonio com um dos atendidos no Gente é para Brilhar: alfabetização como segundo passo
São Paulo - O prédio do centro comunitário da Igreja Sagrada Família ficou desativado por muitos anos, mas agora voltou a ser um local em que famílias carentes da região de Santo Amaro podem resgatar a cidadania. No espaço funciona o projeto Gente é para Brilhar, uma iniciativa do padre Antonio Portilho e da comunidade. A idéia derivou do programa Promoção Humana, que distribuía cestas básicas para 80 famílias carentes da região.

As pessoas envolvidas na proposta anterior visitavam as famílias para analisar as necessidades. O trabalho revelou várias pessoas com problemas de saúde e sem condições de tratamento. Para apoiar esse grupo, iniciou-se o Gente é para Brilhar."Sem sombra de dúvida, estou realizando o maior sonho da minha vida", diz o padre Antonio.

O projeto social inspira-se em uma música de Caetano Veloso e oferece assistência médica, odontológica, psicológica e pedagógica, além de serviços de advocacia, em instalações estruturadas com aparelhos novos e em condições de higiene. Para o atendimento, há sete dentistas, cinco médicos, oito psicólogos, além de profissionais voluntários, que dedicam uma parte do seu tempo de segunda a sexta-feira. Os interessados procuram o centro comunitário, são cadastrados e a comunidade vai visitá-los para ver o que precisam.

Há necessidade ainda de parcerias para a continuidade da iniciativa, que está sem patrocinadores. Até o momento, a comunidade mantém os serviços com recursos próprios. Só no consultório odontológico, os investimentos mensais são de R$ 1.500,00. "É muito importante para o projeto que outras pessoas se sensibilizem e nos ajudem", diz o padre.

Complementando o projeto, o curso de alfabetização de adultos começará este mês. "As pessoas estão muito entusiasmadas e ansiosas para aprenderem a ler e a escrever", comenta o religioso. Futuramente, o objetivo é oferecer um curso de informática. Para que isso se concretize, o centro precisa de verba para a compra de computadores.

Comentários dos Leitores