Notícias

Gilberto Gil é novo embaixador da FAO

Por Diário de Pernambuco    17 de outubro de 2001
Cantor brasileiro promete se dedicar a despertar consciência dos poderosos para o problema da fome

ROMA - O famoso cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil recebeu ontem o título de embaixador da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e se comprometeu a lutar contra a fome no mundo, para tentar "despertar a consciência dos poderosos". "Trata-se de solidariedade. FAO é uma instituição mundial que merece confiança. Se não conseguiu sua meta de reduzir o número de pessoas que morrem de fome, é porque não tem a representatividade suficiente. Sou agora da FAO", disse o cantor, à margem de uma coletiva realizada em Roma.

O astro da Bossa Nova e da música afro-baiana, que gravou mais de 30 discos, está convencido de que "é preciso dedicar mais tempo às atividades humanitárias e aos assuntos sociais para poder continuar crescendo como indivíduos" e se possível "despertar as consciências dos poderosos, ficar atrás deles e sussurrar-lhes ao ouvido" o que pensa.

Junto com Gilberto Gil, os cantores Magida Al Rumi, do Líbano, Mory Kanté, da Guiné, e Al Bano Carrisi, da Itália, foram nomeados embaixadores da FAO, durante cerimônia organizada em Roma pelo Dia Mundial da Alimentação.

Durante o ato, que comemora o aniversário da fundação da organização, na cidade de Quebec (Canadá) em 1945, o diretor-geral da agência das Nações Unidas, Jacques Diouf, explicou publicamente as razões que o levaram a propor o adiamento da cúpula mundial sobre a fome, prevista para novembro próximo. "Infelizmente, devido às circunstâncias internacionais imprevistas atuais, com a perda de tantas vidas humanas e a crise que se desatou, nos vimos obrigados a pedir que a cúpula fosse adiada", disse Diouf ao abrir a cerimônia.

A FAO, que esperava convocar a Roma chefes de Estado e de Governo de mais de 180 países para que renovassem seu apoio ao projeto de reduzir em menos de 15 anos o número de pessoas que sofrem de fome, organizou ontem uma série de conferências, debates, vídeos e concertos sobre a fome no mundo.

Comentários dos Leitores