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Funcionários do Pão de Açúcar atuam junto à comunidade local
Por Celeste Boucinhas   2 de setembro de 2002
Por solicitação dos funcionários do Grupo Pão de Açúcar, no final de 2001 o Instituto Pão de Açúcar lançou o seu programa de voluntariado corporativo. As ações do programa são decididas pelos próprios funcionários, que pesquisam as necessidades da comunidade local. Através de campanhas realizadas nas lojas do grupo, eles oferecem serviços - de órgãos públicos, ONGs e dos próprios voluntários - que suprem estas necessidades e mostram como a comunidade pode encontrar soluções para os seus problemas, mesmo depois do fim da campanha.
Implantado inicialmente em cinco lojas, nas cidades de São Paulo e Salvador, hoje o programa funciona também no Rio de Janeiro e abrange 54 unidades do Grupo Pão de Açúcar. São cerca de 3 mil voluntários, o que corresponde a 35% do total de funcionários das lojas envolvidas. Em algumas delas, mais de 50% dos funcionários participam do programa de voluntariado. A expectativa do Instituto Pão de Açúcar é encerrar 2002 com 100 lojas participantes do programa.
Buscamos mobilizar, organizar e instrumentalizar a energia solidária dos funcionários do Grupo Pão de Açúcar em favor das comunidades onde as lojas operam, estendendo ao trabalho voluntário a cultura de atender bem as pessoas, que já está implícita em nossos negócios`, afirma Rosângela Quilici, diretora do Instituto Pão de Açúcar.
A elaboração do programa de voluntariado foi elaborado a partir de um estudo realizado junto ao público interno do Grupo Pão de Açúcar. Este levantamento apontou que os funcionários gostariam de realizar um trabalho voluntário que ajudasse a resolver os problemas da comunidade onde a loja do Pão de Açúcar - em que cada um deles trabalha - estivesse localizada. Entretanto, eles não gostariam que o programa tivesse um tema obrigatório para todas as lojas, como saúde ou educação, nem um público definido para todas as ações voluntárias, como crianças ou terceira idade.
Os funcionários também afirmaram que queriam realizar ações que não implicassem em um compromisso de trabalhar regularmente um determinado número de horas semanais. `Isso porque durante as semanas em que as lojas promovem campanhas de vendas seria difícil para o funcionário encontrar tempo para realizar o trabalho voluntário`, explica Rosângela. Por isso, a empresa optou por criar um programa de voluntariado que funciona como as campanhas das suas próprias lojas.
Anualmente são promovidas três campanhas nas lojas participantes do programa de voluntariado. Cada uma delas dura aproximadamente três meses para ser definida e organizada pelos funcionários, apesar de ser realizada para o público externo em um único dia. Durante estes três meses, cada funcionário voluntário é liberado do trabalho duas horas semanais.
O Pão de Açúcar também colabora através da formação de agentes de implantação. Eles são funcionários treinados para trabalhar como multiplicadores, divulgando e organizando o trabalho voluntário junto aos outros funcionários. Participam de cursos quinzenais de no mínimo quatro horas, onde recebem informações gerais sobre prática de voluntariado, metodologia de pesquisa e elaboração de projetos.
A organização das campanhas O primeiro passo para a organização de uma campanha é a identificação de uma necessidade da comunidade local. Nesta etapa, os funcionários coletam informações sobre a região através da visita a organizações de bairro e outras entidades. `Por exemplo, eles buscam saber se existe uma maior população de terceira idade ou de crianças, se há muitos desempregados, ou se existe uma grande carência na área da saúde`, conta Rosângela.
O segundo passo é a escolha de uma ação para atender à necessidade determinada durante este levantamento. O Pão de Açúcar Ibirapuera (SP), por exemplo, decidiu apoiar organizações sociais da região, divulgando e promovendo a Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC). Já o Extra Guaianases (SP) promoveu ações para o trabalho, buscando colaborar com a solução para o problema do desemprego através de um balcão de empregos, indicação de escolas que oferecem curso supletivo e palestras sobre apresentação pessoal e como se portar em entrevistas, entre outros.
A terceira etapa do programa é a formação de parcerias com ONGs e órgãos públicos para ajudar a loja do Pão de Açúcar a atender à necessidade da comunidade. Por fim, é escolhida uma data para a campanha, que é divulgada para o público-alvo, e realizada. `A ação permanece mesmo quando o trabalho voluntário não está acontecendo, pois a comunidade reconhece seus benefícios e continua os absorvendo`, afirma Rosângela.
`Queremos promover ações que realmente mudem a comunidade e sabemos que isso não é possível em apenas um dia. Por esse motivo, buscamos unir os vários atores sociais, como ONGs e serviço público, e mostrar o caminho para que a própria comunidade possa solucionar seus problemas, consciente de que os recursos estão ao seu alcance`, acrescenta Priscilla Cabral, analista de projetos sociais do Instituto Pão de Açúcar.
A campanha do Extra Niterói Segundo Priscilla, uma das campanhas que obteve maior sucesso foi a promovida pelo Extra Niterói (RJ) no dia 13 de agosto de 2002. Os 30 funcionários voluntários da loja reuniram 20 organizações e atenderam aproximadamente 1.200 pessoas da comunidade. `Como a comunidade local é muito carente, decidimos atuar em várias áreas`, explica Daniele Silva Nunes, telefonista da loja e uma das coordenadoras da campanha. Foram oferecidos exames de saúde com um clínico geral, palestras sobre alcoolismo, emissão de documentação, cadastro para cursos gratuitos de informática, sessões de vídeo, cortes de cabelo, entre outros.
Daniele conta que, quando o programa de voluntariado foi lançado, os funcionários ficaram um pouco assustados. `Não sabíamos como organizar a campanha e ficamos preocupados com o número de pessoas que iríamos receber`, diz. Mas, com o sucesso da campanha, ela afirma que todos estão animados para o próximo evento. `O clima no trabalho ficou ainda melhor, pois as pessoas se sentem mais estimuladas.`
`Nas lojas, constatamos um clima de participação, cooperação, integração e motivação. O funcionário passa a ter consciência que faz parte da solução dos problemas da comunidade`, concorda Rosângela.
Raio X Nome da empresa: Grupo Pão de Açúcar Contato: Rosângela Quilici, diretora do Instituto Pão de Açúcar Número de Funcionários: 58 mil Faturamento em 2001: R$ 9,5 bilhões Endereço: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 3172, São Paulo/SP Telefone: (11) 3886-0465 Site: www.grupopaodeacucar.com.br E-mail: pa.imprensa@paodeacucar.com.br Fonte: Instituto Ethos
Implantado inicialmente em cinco lojas, nas cidades de São Paulo e Salvador, hoje o programa funciona também no Rio de Janeiro e abrange 54 unidades do Grupo Pão de Açúcar. São cerca de 3 mil voluntários, o que corresponde a 35% do total de funcionários das lojas envolvidas. Em algumas delas, mais de 50% dos funcionários participam do programa de voluntariado. A expectativa do Instituto Pão de Açúcar é encerrar 2002 com 100 lojas participantes do programa.
Buscamos mobilizar, organizar e instrumentalizar a energia solidária dos funcionários do Grupo Pão de Açúcar em favor das comunidades onde as lojas operam, estendendo ao trabalho voluntário a cultura de atender bem as pessoas, que já está implícita em nossos negócios`, afirma Rosângela Quilici, diretora do Instituto Pão de Açúcar.
A elaboração do programa de voluntariado foi elaborado a partir de um estudo realizado junto ao público interno do Grupo Pão de Açúcar. Este levantamento apontou que os funcionários gostariam de realizar um trabalho voluntário que ajudasse a resolver os problemas da comunidade onde a loja do Pão de Açúcar - em que cada um deles trabalha - estivesse localizada. Entretanto, eles não gostariam que o programa tivesse um tema obrigatório para todas as lojas, como saúde ou educação, nem um público definido para todas as ações voluntárias, como crianças ou terceira idade.
Os funcionários também afirmaram que queriam realizar ações que não implicassem em um compromisso de trabalhar regularmente um determinado número de horas semanais. `Isso porque durante as semanas em que as lojas promovem campanhas de vendas seria difícil para o funcionário encontrar tempo para realizar o trabalho voluntário`, explica Rosângela. Por isso, a empresa optou por criar um programa de voluntariado que funciona como as campanhas das suas próprias lojas.
Anualmente são promovidas três campanhas nas lojas participantes do programa de voluntariado. Cada uma delas dura aproximadamente três meses para ser definida e organizada pelos funcionários, apesar de ser realizada para o público externo em um único dia. Durante estes três meses, cada funcionário voluntário é liberado do trabalho duas horas semanais.
O Pão de Açúcar também colabora através da formação de agentes de implantação. Eles são funcionários treinados para trabalhar como multiplicadores, divulgando e organizando o trabalho voluntário junto aos outros funcionários. Participam de cursos quinzenais de no mínimo quatro horas, onde recebem informações gerais sobre prática de voluntariado, metodologia de pesquisa e elaboração de projetos.
A organização das campanhas O primeiro passo para a organização de uma campanha é a identificação de uma necessidade da comunidade local. Nesta etapa, os funcionários coletam informações sobre a região através da visita a organizações de bairro e outras entidades. `Por exemplo, eles buscam saber se existe uma maior população de terceira idade ou de crianças, se há muitos desempregados, ou se existe uma grande carência na área da saúde`, conta Rosângela.
O segundo passo é a escolha de uma ação para atender à necessidade determinada durante este levantamento. O Pão de Açúcar Ibirapuera (SP), por exemplo, decidiu apoiar organizações sociais da região, divulgando e promovendo a Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC). Já o Extra Guaianases (SP) promoveu ações para o trabalho, buscando colaborar com a solução para o problema do desemprego através de um balcão de empregos, indicação de escolas que oferecem curso supletivo e palestras sobre apresentação pessoal e como se portar em entrevistas, entre outros.
A terceira etapa do programa é a formação de parcerias com ONGs e órgãos públicos para ajudar a loja do Pão de Açúcar a atender à necessidade da comunidade. Por fim, é escolhida uma data para a campanha, que é divulgada para o público-alvo, e realizada. `A ação permanece mesmo quando o trabalho voluntário não está acontecendo, pois a comunidade reconhece seus benefícios e continua os absorvendo`, afirma Rosângela.
`Queremos promover ações que realmente mudem a comunidade e sabemos que isso não é possível em apenas um dia. Por esse motivo, buscamos unir os vários atores sociais, como ONGs e serviço público, e mostrar o caminho para que a própria comunidade possa solucionar seus problemas, consciente de que os recursos estão ao seu alcance`, acrescenta Priscilla Cabral, analista de projetos sociais do Instituto Pão de Açúcar.
A campanha do Extra Niterói Segundo Priscilla, uma das campanhas que obteve maior sucesso foi a promovida pelo Extra Niterói (RJ) no dia 13 de agosto de 2002. Os 30 funcionários voluntários da loja reuniram 20 organizações e atenderam aproximadamente 1.200 pessoas da comunidade. `Como a comunidade local é muito carente, decidimos atuar em várias áreas`, explica Daniele Silva Nunes, telefonista da loja e uma das coordenadoras da campanha. Foram oferecidos exames de saúde com um clínico geral, palestras sobre alcoolismo, emissão de documentação, cadastro para cursos gratuitos de informática, sessões de vídeo, cortes de cabelo, entre outros.
Daniele conta que, quando o programa de voluntariado foi lançado, os funcionários ficaram um pouco assustados. `Não sabíamos como organizar a campanha e ficamos preocupados com o número de pessoas que iríamos receber`, diz. Mas, com o sucesso da campanha, ela afirma que todos estão animados para o próximo evento. `O clima no trabalho ficou ainda melhor, pois as pessoas se sentem mais estimuladas.`
`Nas lojas, constatamos um clima de participação, cooperação, integração e motivação. O funcionário passa a ter consciência que faz parte da solução dos problemas da comunidade`, concorda Rosângela.
Raio X Nome da empresa: Grupo Pão de Açúcar Contato: Rosângela Quilici, diretora do Instituto Pão de Açúcar Número de Funcionários: 58 mil Faturamento em 2001: R$ 9,5 bilhões Endereço: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 3172, São Paulo/SP Telefone: (11) 3886-0465 Site: www.grupopaodeacucar.com.br E-mail: pa.imprensa@paodeacucar.com.br Fonte: Instituto Ethos