Notícias

Dificuldade para conseguir ajuda

Por www.oglobo.com.br   12 de setembro de 2002
Rio de Janeiro - Um dos mais engajados na busca de oportunidades para crianças e jovens da Cidade de Deus é o líder comunitário Eris Cardoso. Ele já conseguiu vagas em escolas públicas, buscou patrocínio para atletas, garantiu refeições gratuitas para estudantes e incentivou professores a ensinar de graça. A luta por um futuro melhor na comunidade, entretanto, é mais difícil do que parece.

- Não posso fazer tudo sozinho. Preciso da ajuda de terceiros - lamenta ele.

As refeições gratuitas em um restaurante foram suspensas quando a companhia de ônibus, que levava os estudantes ao local de graça, desistiu do projeto.

- O que mais me chateia é que essa companhia já ganhou muito dinheiro com os moradores da Cidade de Deus que utilizam as conduções diariamente. Custa dar alguma coisa em troca? - pergunta o líder comunitário.

Uma estudante de 10 anos conseguiu uma vaga num colégio público da Barra, graças ao esforço de Cardoso. A menina, no entanto, morre de saudades do colégio antigo.

- Sou a única negra da sala e todos zombam de mim por causa disso. Gostava mais da minha escola antiga - conta.

A matrícula de outra estudante foi rejeitada numa escola pública da Barra, segundo Cardoso, quando o endereço da menina foi mencionado.

- Digo e assino embaixo. Quando disse que a aluna morava na Cidade de Deus, eles fecharam a cara - conta Cardoso, que também já tentou conseguir patrocínios para jovens.

A exceção fica por conta do professor Alberto Dantas, que ensina música gratuitamente, há dois meses, a crianças de 7 a 12 anos moradoras da comunidade.

- Acho que essa colaboração é simplesmente uma questão de cidadania - diz.

Comentários dos Leitores