Notícias

Projeto Axé ganha prêmio por combater a exclusão social

Por Correio da Bahia    30 de outubro de 2001
O Projeto Axé foi o vencedor do Prêmio Ruben Berta, destinado a trabalhos voltados ao combate à exclusão social no país. A instituição - que trabalha com arte e educação de jovens em situação de risco - vai receber um troféu e um prêmio no valor de R$10 mil, além de duas passagens aéreas ida e volta para qualquer lugar do Brasil. O Axé foi selecionado entre cinco projetos, três deles de Salvador.

Entre os finalistas estavam o Pracatum Ação Social, Projeto Educação e Trabalho - Osid e Projeto Axé (os três da Bahia), o Projeto Pescar (do Rio Grande do Sul) e o Sorri-Campinas (de São Paulo).

O Prêmio Ruben Berta foi instituído no ano passado e entregue pela primeira vez na sexta-feira, dia 26, durante almoço que reuniu os diretores das entidades finalistas na sede da Varig, no Rio de Janeiro. Dentre os presentes estava Carlinhos Brown, representando o Pracatum, projeto que o artista implantou no Candeal. Todos assistiram a Cesare Laroca, presidente do Projeto Axé, receber o troféu criado pela artista plástica Christina Motta, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Axé na Bahia, onde já foram atendidas cerca de nove mil crianças em dez anos de atividades voltadas para ações educativas, artísticas e culturais.

"Este prêmio é o reconhecimento do esforço e trabalho dos professores, educadores e das crianças que se esforçam para sair de uma situação de exclusão para uma de inclusão", afirma Cesare, que já sabe como o Axé vai usar os R$10 mil. "Vamos destinar este prêmio para os trabalhos de arte-educação, mais especificamente na escola de dança, adquirindo figurinos, equipamentos como sapatilhas, bodys, na compra de vale transportes para as crianças e no pagamento de alguns professores", conclui Cesare. ( APV )

Comentários dos Leitores