Notícias

Literatura a seu dispor

Por Paula Cunha   7 de fevereiro de 2007
A rede DPaschoal desenvolveu uma série de ações de responsabilidade social desde a sua criação em 1954. A maioria é voltada para a educação e o estímulo à leitura.

O diretor Luís Norberto Paschoal conta que o projeto "Academia Educar DPaschoal" surgiu para receber alunos das escolas públicas e os treinar para torná-los gestores de projetos sociais. "Agora, eles atuam nas escolas que freqüentam e em projetos que evitam a evasão escolar."

O "Leia Comigo" foi criado com o objetivo de incentivar a leitura dos alunos da rede municipal de ensino e, indiretamente, fazer com que toda a família leia, já que as crianças levam os livros para casa. Há volumes que tratam sobre ciências, doenças, comunidades, orientação no trânsito e outros temas. Existem, ainda, os títulos voltados para os professores que oferecem informações sobre cidadania e projetos sociais que podem ser desenvolvidos pelos alunos.

Já foram escritos e editados 125 títulos e distribuídos 30 milhões de livros em escolas públicas e ONGs, como os projetos de Zilda Arns.

Trote da cidadania – Envolvendo mais de cinco mil faculdades em todo o país, a ação completa oito anos estimulando a criação de projetos sociais entre os calouros que acabam de iniciar sua vida universitária. Em parceria com o Banco Real e o Instituto Pão de Açúcar, a Fundação Educar DPaschoal orienta calouros e veteranos nos campi para o desenvolvimento de projetos que auxiliam comunidades carentes e ajudam organizações não-governamentais a continuar com seus projetos.

Além dos livros distribuídos nas lojas da rede, ela também está divulgando a campanha para contratação de deficientes físicos para trabalhar na cadeia de lojas e na administração da DPaschoal. A meta da rede é não apenas cumprir a lei que exige a sua admissão, mas também contribuir para integrar esta parcela da população à sociedade.

Expectativas – Norberto Paschoal ressalta que a Fundação realiza avaliações constantes dos projetos desenvolvidos e seus resultados. Por isso, em 2007, ela decidiu ampliar estas ações e pretende distribuir 10 milhões de livros.

Comentários dos Leitores