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Aposta em camiseta

Por André Alves   15 de março de 2007
Há 30 anos no mercado, a Loyal Confecção Esportiva e Promocional iniciou nos últimos dois anos uma aposta no segmento de camisetas ecológicas, fabricadas com fios de garrafa pet e algodão. Hoje, elas representam cerca de 5% do seu faturamento, que a companhia prefere não divulgar. As peças são vendidas para empresas envolvidas em ações ecológicas e consumidores de moda esportiva preocupados com a preservação ambiental. "Hoje, fabricamos apenas sob encomenda. Mas as perspectivas para os próximos anos são boas, já que anualmente aumentam as preocupações ambientais e sociais", afirma Camila Soto, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Loyal.

A indústria confecciona tanto camisetas masculinas quanto femininas. O preço médio do produto é de R$ 16, dependendo do volume encomendado pelo cliente.

A Loyal entra na fase final de produção. Não se envolve na coleta das garrafas pet. Toda a sucata recolhida é moída e vira flocos ou grãos. Os flocos são transformados em fibras de poliéster que, posteriormente, tornam-se fios. É nesta fase que entra a fabricante, que compra o foi ecológico e tece a malha junto com o algodão. A malha, então, é enviada para a setor de tinturaria. "Por serem feitas em 50% de algodão, as camisetas ecológicas não são quentes. A pessoa não sente muita diferença em relação aos produtos com 100% de algodão", explica Camila.

Além da alta procura por parte de consumidores preocupados com a preservação do meio ambiente, a camiseta ecológica atrai pessoas que investem em produtos com alta durabilidade e em malhas com toque macio, segundo a gerente . "As camisetas ecológicas traduzem, hoje em dia, a preocupação das empresas com a responsabilidade socioambiental, uma vez que a reciclagem no Brasil desempenha um papel muito importante, pois além de ser fonte de renda para grande parte da população, também funciona como um fator de inclusão social."

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