Notícias

Funcionários da Rede McDonald's são Exemplos de Voluntariado

Por Publicom Assessoria de Comunicação    19 de novembro de 2001
Os funcionários do McDonald’s, a maior rede de serviço rápido do país, têm provado que, entre McOfertas, sobremesas e clientes, também se preocupam com as questões sociais do país. A exemplo da empresa - que que foi eleita em em novembro de 2000, uma das dez melhores empresas da área de cidadania corporativa do país Guia de Boa Cidadania Corporativa, editado pela Revista Exame -jovens atendentes dos restaurantes aproveitam os dias e horários de folga para realizar ações em várias cidades, como recolher agasalhos e desempenhar atividades terapêuticas. Os funcionários do McDonald’s acreditam que além ajudarem o próximo, o trabalho voluntário leva a um grande aprendizado.

Em Brasília, Eugênio da Silva Lopes, 21 anos, é voluntário há 13 anos da instituição Brasil Soka Gakkai Internacional, onde coordena um grupo de música para jovens e adultos de baixa renda. O trabalho funciona como terapia e até sustento para alguns. Já Joelma Ferreira de Souza, 18 anos, atendente de um McDonald’s da Tijuca, no Rio, recolhe animais abandonados das ruas e lhes dá cuidados médicos, alimentação e carinho. Hoje, a jovem tem em casa 20 gatos e um cachorro, todos recolhidos da rua.

Vagner Borges Cruz, também atendente em Salvador, começou a recolher, junto com um grupo de amigos, agasalhos, cobertores e alimentos não-perecíveis para a população carente. Segundo ele, enquanto distribuía o material para os necessitados, sentia uma mistura de tristeza e alegria. ‘’Vi a felicidade de todos somente por causa de um prato de comida e agasalhos. Isto me deu uma lição: parar de reclamar da vida. Sempre lembrarei daquelas pessoas que tinham tanto sofrimento nos olhos, enquanto todos nós temos comida, amigos, família e um trabalho tão legal como este."

Consolidando sua imagem como melhor empregador - com 36 mil funcionários - e uma das empresas de maior responsabilidade social do país, o McDonald's Brasil acaba de premiar dois funcionários por ações desenvolvidas em benefício de suas comunidades. Através de um concurso interno sobre trabalho voluntário batizado de "Olimpíadas da Solidariedade", a empresa selecionou dois projetos: um de Fortaleza (CE) e outro de Mogi das Cruzes (SP). O prêmio é uma viagem de 12 dias a Salt Lake City, Utah (EUA), cidade onde serão realizados os Jogos Olímpicos de Inverno, em fevereiro de 2002.

Márcia Sousa do Nascimento, 20 anos, foi a vencedora do concurso, por seu trabalho desenvolvido no ano passado, quando Fortaleza sofreu com fortes chuvas. Este ano, Márcia que trabalha no McDonald's há quatro e hoje é assistente de Marketing, recolheu brinquedos que foram distribuídos para crianças com câncer no Dia das Crianças.

Legião de 300 voluntários em ação na Casa Ronald McDonald

No Rio, a Casa Ronald McDonald, integrante de um programa mundial do McDonald’s, é outro grande exemplo do trabalho de voluntários. Ali, circulam semanalmente cerca de 300 voluntários, que garantem às crianças e adolescentes portadoras de câncer o ambiente agradável de um lar fora de casa. Eles revezam-se em turnos de três horas e ajudam na rotina da casa, que inclui limpeza, tarefas na cozinha e recreação das crianças. O trabalho destas pessoas é fundamental para o aprendizado das famílias, que lutam todos os dias pela cura.

Além do trabalho realizado na Casa Ronald McDonald, todos os anos, no mês de agosto é realizado o McDia Feliz, que conta com a participação de centenas de voluntários, entre artistas, esportistas e personalidades. Eles mobilizam a comunidade e atuam diretamente vendendo materiais promocionais da campanha.

Apesar de incentivos, como o dos funcionários da rede McDonald’s, a ação dos voluntários no Brasil ainda é muito pequena. De acordo como site www. Voluntários.com.br cerca de 54% dos jovens brasileiros querem ser voluntários mas não sabem por onde começar. Somente 7% dos jovens brasileiros são voluntários contra 62% dos americanos.

A ONU institui em 1997 o Ano Internacional do Voluntariado pela necessidade de valorizar o papel do voluntário hoje para o desenvolvimento social do planeta. Acredita-se que trata-se de uma oportunidade única de destacar a atuação e os resultados do envolvimento de milhões de pessoas que dedicam um pouco do seu tempo em ajudar os mais necessitados, estimular mais pessoas a se engajarem no voluntariado e fortalecer as entidades que incentivam a ação voluntária.

Comentários dos Leitores