Notícias

FAAP estimula participação voluntária de alunos em evento da Defesa Civil

Por ssessoria de Imprensa - Alunos de RP - FAAP-SP   23 de novembro de 2001
A direção da Faculdade de Comunicação, da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP/SP, continua estimulando a integração entre o mundo acadêmico e a sociedade civil, como participação efetiva no Ano Internacional do Voluntariado. Pela primeira vez o curso de Relações Públicas firmou parceria com uma instituição governamental, a Defesa Civil do Estado de São Paulo, com a finalidade de prover assessoria de imprensa para um evento de grande porte: a simulação de um atentado terrorista no Metrô paulistano, que acontece neste sábado, dia 24/11, às 10h00min, na estação Sé. "Estou estimulando ao máximo esta parceria. É uma experiência fantástica para os alunos, pois eles podem colocar em prática seus aprendizados profissionais", argumentou o professor e diretor, Rubens Fernandes Júnior.

A coordenadora do curso de Relações Públicas, Silvia Liberatore, considera que a participação dos alunos será decisiva para a formação profissional pela dimensão de realidade que o evento vai proporcionar. "É a primeira vez que o curso de RP trabalha com um órgão de governo numa espécie de intervenção cívica, e é justamente essa responsabilidade que ajudará a forjar esses novos profissionais que terão, com certeza, mais preocupação em se aproximar das questões sociais concretas e desenvolver um conceito de cidadania ativa", avaliou a professora.

Os alunos do curso de Relações Públicas aprovaram a iniciativa e garantem para a Defesa Civil todo o suporte de comunicação com a mídia sobre o simulação do atentado. Eles estão se revezando em plantão integral e praticam todas as tarefas que envolvem suas atividades profissionais, desde a elaboração dos releases e contatos com a imprensa além de discutir com professores as estratégias de gereciamento de crise no mundo da informação em tempo real. Outra professora responsável pelo projeto de parceria, Lícia Egger, garante que o acúmulo de experiência adquirida como cidadão será a base para a formação do profissional dos novos tempos. "A eficácia de iniciativas como esta parceria entre a FAAP e a Defesa Civil do Estado poderá se medida quando os futuros profissionais de RP estiverem mais integrados com as organizações locais. É preciso aproximar o governo do cidadão, e é isso que eles estão fazendo", explicou.

email: defesacivil@faap.net

Comentários dos Leitores