Notícias

Peti atende mais de 9 mil crianças no Ceará

Por O Povo    28 de novembro de 2001
Esses meninos e meninas recebem ajuda financeira - no valor de R$ 25,00 - para sair da atividade e continuar na escola. No Ceará, 9.065 crianças são beneficiadas

Atuar sobre formas de trabalho menos aparentes que podem ser bem violentas do ponto de vista moral, físico e psicológico como o ''emprego'' doméstico, a exploração sexual e a comercialização de drogas. É um dos grandes desafios do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, criado a partir de 1994. Só no trabalho doméstico, em todo o País, calcula-se a exploração de pelo menos 400 mil que ainda não completaram 16 anos. Isso, sem contar as crianças e adolescentes que estão no mercado informal, distribuindo panfletos, limpando e vigiando carros ou atuando no comércio.

Após a instalação do Fórum -que reúne trabalhadores, empregadores, governos e Organizações Não-Governamentais -, foi criado o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) que atualmente atende, em todo o País, 500.851 crianças de 7 a 14 anos. Esses meninos e meninas recebem ajuda financeira - no valor de R$ 25,00 - para sair da atividade e continuar na escola. No Ceará, 9.065 crianças são beneficiadas, sendo 6.385 na zona rural e 2.680 na zona urbana. A coordenadoria nacional do Peti, em Brasília, anuncia ainda para este ano, a expansão do Peti. Novos 31.707 benefícios já estão confirmados este mês e outros ainda podem ser solicitados por todos os Estados.

Serviço: Mais informações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) pelo telefone 0XX 61.315.18.85. O Fórum de Erradicação do Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Ceará atende pelo telefone 264.3555.

Comentários dos Leitores