Notícias

“Sem o Suas não tem como avançar em políticas sociais no Brasil”.

Por Rebrates   8 de julho de 2016

Ministro Osmar Terra participou da 148ª Reunião da CIT e aproveitou para pedir apoio dos estados e municípios para enfrentar a crise economia.

“Sem o Sistema Único de Assistência Social (Suas) funcionando em sua plenitude não tem como avançar em políticas sociais no Brasil”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Na 148ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em 06 de julho, o ministro se apresentou aos gestores estaduais e municipais e mostrou os próximos avanços e desafios do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

No encontro, o ministro aproveitou para pedir apoio dos estados e municípios para enfrentar a crise economia. Com alguns repasses do Suas atrasados, Osmar Terra garantiu que vai trabalhar para normalizar o problema. “O presidente Temer não fez nenhum corte nas finanças na área social. Mas o governo anterior nos deu, no orçamento, a metade dos recursos que tinha em 2014”. Osmar Terra disse ainda que o MDSA está avaliando maneiras de recuperar o orçamento perdido para poder cumprir os compromissos firmados.

Para acalmar os gestores, Osmar Terra assegurou que os programas sociais estão mantidos e que o governo quer avançar ainda mais nas políticas sociais. Para o ministro, um dos desafios do MDSA será estimular a inclusão produtiva no Bolsa Família. “Não vamos mexer no que está funcionando. Uma das questões que podem avançar no Bolsa Família é a inclusão produtiva, mesmo em um período de crise.”

O secretário Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (Seds), Floriano Pesaro, avaliou como positiva a apresentação do ministro na CIT. “O ministro clareou aos secretários quais são os próximos passos do Ministério que é olhar para frente e trabalhar para ampliar os programas.”


*Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2016/julho/201csem-o-suas-nao-tem-como-avancar-em-politicas-sociais-no-brasil201d

Comentários dos Leitores