Notícias

São Paulo tem projeto selecionado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos no Edital Anual.

Por Rebrates   15 de julho de 2016

Entre os quase mil projetos inscritos no edital anual “Combate à violência institucional e à discriminação” do Fundo Brasil de Direitos Humanos,um dos selecionados é de São Paulo: o Movimento Independente Mães de Maio, que receberá até R$ 40 mil para implementar suas atividades até um ano.

Ao todo foram selecionados 20 projetos, de todo o país, que passaram por um amplo e rigoroso processo de seleção. Além de recursos financeiros, os projetos são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento e acompanhados pela fundação ao longo de todo o período de apoio.

Com o projeto “10 anos dos Crimes de Maio 2006 - Relembrar para que não siga acontecendo - Direito à Memória, Verdade, Justiça e à Reparação Plena para as vítimas dos crimes de Maio de 2006”,o Movimento pretende realizar atividades formativas, produção literária e construção coletiva em torno de um Memorial Histórico-Estético, feito por mães, familiares, amigos das vítimas da violência na cidade de São Paulo.

Seleção Edital Anual 2016

O Fundo Brasil recebeu 969 propostas para o edital “Combate à violência institucional e à discriminação”. Para a seleção, foram considerados os seguintes critérios: adequação ao foco do edital; impacto social pretendido; potencial efeito multiplicador; criatividade, caráter inovador e consistência da proposta; conexão com redes, fóruns, articulações locais, regionais ou nacionais; existência de vínculos estreitos com as comunidades com as quais a proposta se relaciona; adequação; idoneidade e legitimidade; e diversidade regional.

O comitê de seleção foi formado por Beth Cardoso, coordenadora do Programa Mulheres e Agroecologia em Rede do Centro de Tecnologias Alternativas Zona da Mata; Cleia Silveira, coordenadora do Fundo Saap; Letícia Tura, diretora executiva da Fase Nacional; Miguel Lago, da rede Meu Rio; Mônica Oliveira, consultora e ex-diretora de Programas na Seppir (Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas); Paulo Pankararu, advogado indígena; e Samira Bueno, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

10 anos de Fundo Brasil

O Fundo Brasil trabalha para promover os direitos humanos e sensibilizar a sociedade para que apoie iniciativas capazes de gerar novos caminhos e mudanças significativas para o país. Disponibiliza recursos para o apoio institucional e para atividades de organizações da sociedade civil e de defensores de direitos humanos em todo o território nacional.

Em dezembro o Fundo Brasil completa dez anos de atuação. Desde 2007, quando foi aberto o primeiro edital de seleção, destinou R$ 12 milhões a mais de 300 projetos em todas as regiões do país.

Saiba mais

Site: www.fundodireitoshumanos.org.br

Facebook: www.facebook.com/fundobrasil

Twitter: twitter.com/fundobrasil


*Fonte: Hedy Boscolo – Lead Comunicação

hedy@lead.com.br

Comentários dos Leitores