Notícias

Reunião do Conanda contou com a participação de Anna Beatriz, representante da Fenapaes.

Por Rebrates   26 de julho de 2016

No dia 14 de julho ocorreu a reunião da Comissão de Políticas Públicas (CPP) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Na ocasião, a Fenapaes foi representada por sua Coordenadora de Defesa e Mobilização, Anna Beatriz, que participou na condição de conselheira.

Foi incluída na pauta da reunião a presença do Sr. Raimundo representando o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade) com o objetivo de estreitar a aproximação com as pautas que envolvem as crianças e adolescentes com deficiência.

Anna Beatriz expôs alguns itens importantes, como a importância de o Conade criar uma sistemática que envolva o Conanda nos temas da Lei Brasileira da Inclusão que vão exigir regulamentação e têm relação direta com a infância e adolescência. Ela também levantou a necessidade da ampliação do dialogo em relação à Capacidade Legal e a Tomada de Decisão Apoiada, violência e demais violações de direitos em relação a pessoa com deficiência, importância de capacitar os funcionários das creches em relação aos sinais no atraso do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças para que possam ser verificados os atendimentos adequados para garantir melhor qualidade de vida, ações que estimulem a autonomia, independência e autogestão da pessoa com deficiência, atenção aos adolescentes com deficiência intelectual em situação de institucionalização, principalmente as meninas que são mais suscetíveis a situações de risco e violência, a importância de incentivar o esporte, cultura e lazer para os adolescentes que nem sempre tem esse direito garantido, devido à falta de acessibilidade comunicacional e às barreiras atitudinais que ainda impedem a plena participação desse público nas atividades.

Após serem levantados esses pontos a CPP e o Conade fizeram os seguintes encaminhamentos: Reunir a Comissão de Politicas Públicas dos dois conselhos para organizar uma agenda conjunta, como também levar na próxima reunião uma análise dos principais pontos da LBI que têm relação com a infância e adolescência, como também pensar uma resolução conjunta que possa ser positiva para fortalecer o tema na sociedade.


*Fonte: FENAPAES – Federação Nacional das Apaes

https://www.apaebrasil.org.br/#/noticia/68592

Comentários dos Leitores